Quando seu próprio número te liga?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ao Estadão Verifica que essa prática de alteração do número de origem da ligação é conhecida como "spoofing", em que uma pessoa busca se passar por outra para adquirir vantagens indevidas.

Não atenda chamadas de números desconhecidos: chamadas com números bloqueados ou desconhecidos devem ser um sinal de alerta. Ao se recusar a atender, você tira dos aspirantes a golpistas a chance de te enganar.

0 (zero) como Prefixo Nacional, ou seja, o primeiro dígito a ser discado numa chamada de longa distância nacional. 00 (zero zero) como o Prefixo Internacional, ou seja, o primeiro e segundo dígitos a serem discados numa chamada internacional.

Sim, muitas pessoas têm recebido ligações com o próprio nome ou número do telefone exibido na tela. Se acontecer, é importante ter cautela, pois pode ser sinal de golpe ou tentativa de fraude. Essa prática é conhecida como spoofing, tática pela qual os golpistas falsificam o número de telefone para enganar as pessoas.

Assim, o preso tem tempo de sobra para pensar em como agir. O número do telefone, ele consegue discando aleatoriamente. De acordo com o delegado Jaime de Paula, titular da Delegacia de Defraudações, a maioria de ligações como essas são feitas de dentro dos presídios. “A ligação premiada é o mais comum.

A maneira mais simples e universal de ocultar seu número ao ligar para alguém é usar o código *67. Isso funcionará com quase qualquer smartphone e quase todas as operadoras o suportam. Funciona até com telefones fixos. Você tem que discar *67 antes do número para o qual deseja ligar.

Se você recebe muitas ligações de números privados ou aqueles em que só aparece “00000”, pode contar com essa alternativa. Entre os aplicativos com essa finalidade, estão: Truecaller, disponível para Android e iOS; Whoscall, disponível para Android e iOS.

Se avisar a própria empresa sobre a cobrança indevida e não adiantar, o próximo passo é procurar entidades de defesa ao consumidor, como o Procon. Também é possível acionar a justiça por meio de ação judicial, se a situação for muito grave.

Em suma, é extremamente improvável que um celular seja clonado através de uma ligação. As tecnologias de segurança e as medidas implementadas pelos fabricantes e operadoras de telefonia garantem um alto nível de proteção.

Veja abaixo os cinco golpes mais comuns:

  • Clonagem de WhatsApp.
  • Mensagem de SMS.
  • Sites falsos e instalação de vírus.
  • Perfis Fakes.
  • Aplicativos fraudulentos.
  • Saiba como se proteger.

Com certeza você já passou por isso: recebe a chamada de um número desconhecido, atende e, então, a pessoa do outro lado da linha desliga. Estas são as robocalls, e elas estão na mira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

*#21# Este código permite descobrir se as ligações, mensagens e outros dados em seu celular estão sendo encaminhados a outro número e o número para o qual estão sendo desviados.

1 666 666 6666
A mensagem dizia “SATAN” (referência à Satanás, personagem bíblico inimigo de Deus) e teria sido enviada 48 vezes por números totalmente diferentes.

Já o ##002# cancela todos os encaminhamentos configurados com a operadora.

Os problemas para fazer ou receber ligações podem estar relacionados a fatores diversos, como erros no ato da discagem, chip com problemas, falta de saldo de recarga em celulares pré-pagos, programações no aparelho para bloqueio de discagem, ausência de sinal por manutenção na rede, entre outros.

Normalmente quando isso ocorre é porque a linha está com algum tipo de bloqueio, fora de área ou o número digitado está realmente incorreto; Verifique se o aparelho não está incluindo DDD automaticamente, pois isso também pode causar o problema.