Quando será liberado o programa do Imposto de Renda 2023?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

15 de março

A Receita Federal informa que o Programa do Imposto de Renda (PGD/2023) será liberado às 9h desta quinta-feira (9/3). Em princípio o Programa seria disponibilizado no próximo dia 15 de março, quando inicia o prazo de entrega das declarações.

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22) a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2023, no site da instituição.

A Receita Federal liberou na última quinta-feira (24), a consulta ao quarto lote de restituição do.

Confira o calendário de restituição do IR de 2023
lote de restituição - pago em 30 de junho; 3º lote de restituição - pago em 31 de julho; 4º lote de restituição - pago em 31 de agosto; 5º lote de restituição - consulta dia 22 e pagamento em 29 de setembro.

A Receita Federal vai abrir a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 nesta segunda-feira (24), às 10h. Este lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores, e os pagamentos serão feitos a partir de 31 de julho.

Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 30.700; Contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber via Pix: 3.879.049; Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março: 1.600.964.

A Receita Federal liberou às 10h desta sexta-feira (22) a consulta do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 para pessoas físicas (IRPF2023). O pagamento será realizado em 29 de setembro. Ao todo, 1.261.100 contribuintes receberão o crédito no valor total de R$ 507,7 milhões.

A consulta do 5º e último lote de restituição do IR 2023 será liberada a partir das 10h desta sexta (22/9), no site da Receita Federal. Veja se você tem direito.

Para saber se a sua declaração está em malha:

  1. Acesse o e-CAC;
  2. Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  3. Depois clique na aba “Processamento”;
  4. Escolha o item “Pendências de Malha”;
  5. Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações.

Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave; Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério; Utilização da declaração pré-preenchida e/ou opção por receber a restituição via Pix; Demais contribuintes.

A Receita Federal paga nesta quinta-feira (31) o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2023.

Se a Receita Federal encontrar inconsistências nas informações enviadas, sua declaração do Imposto de Renda pode ficar retida e cair na malha fina. Veja as principais dicas para evitar essa situação. O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023 já começou: de 15 de março a 31 de maio.

Caso você tenha dinheiro para receber este ano, mas não foi incluído neste lote, pode ser que tenha caído na temida malha fina. Cair na malha fina significa que a declaração ficará retida por conta de algum erro, como um valor incorreto, rendimento omitido ou informações cadastrais divergentes.

Passo a passo para saber se caiu na malha fina:

  • Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual)
  • Faça o login.
  • Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)"
  • Na aba "processamento", escolha o item "pendências de malha"

Como saber se estou na fila da restituição do IR? Ao consultar a situação da declaração do Imposto de Renda no site do Portal e-CAC, se a mensagem for “Em Fila de Restituição”, significa que está aguardando a liberação da restituição.

Os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita. O prazo para entrega das declarações terminou em 31 de maio.

Nesse caso, pode apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência. O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC. Basta o contribuinte entrar no espaço “Onde encontro” e consultar o campo “Malha Fiscal – Atendimento”.