Quando será a próxima viagem à Lua?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

O projeto Artemis faz parte de um projeto da Nasa para retornar com humanos ao solo lunar, além de possibilitar futuras missões em Marte. A expectativa é que até 2026, em sua 3ª fase, a agência realize uma viagem tripulada e leve até a Lua a 1ª mulher e a 1ª pessoa não branca.

Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.

Lançamento inaugura o programa Artemis, que poderá levar novamente o homem ao solo lunar, em 2025. Cinquenta anos depois da última missão com destino à Lua, a Nasa lançou, com sucesso, a espaçonave Orion, que inaugura uma nova era da exploração espacial.

384.400 km

Os astronautas trouxeram 22,2 quilos de material da lua. Uma amostra foi enviada a um laboratório para testar a radiação gama e para ver se havia algum microrganismo presente. A sala que foi usada para abrir e estudar as amostras era mais limpa do que uma sala cirúrgica esterilizada, disse a Nasa.

Moscou então enviou a primeira sonda a fazer um pouso suave na Lua, a Luna 9, em fevereiro de 1966, e a tirar a primeira foto da superfície lunar. Dois meses depois, a Luna 10 se tornou a primeira nave espacial a entrar na órbita lunar.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

No entanto, o impacto será do lado da Lua que não é visível da Terra. O foguete provavelmente se desintegrará com o impacto e criará uma cratera de cerca de 10 a 20 metros de diâmetro.

Acesse o site "https://imagine.gsfc.nasa.gov/hst_bday/" (sem aspas) e insira o mês e o dia do seu nascimento. Depois, clique em "Submit". Passo 2. Veja a foto tirada do espaço e um cartão com a explicação sobre o astro.

O Hubble e o seu aniversário
No comunicado oficial da Nasa, a agência conta que “o Hubble explora o universo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que ele observou alguma maravilha cósmica fascinante todos os dias do ano, inclusive no seu aniversário”.

16 – O recorde de estadia ininterrupta em ambiente espacial é do cosmonauta Valeri V. Polyakov, que permaneceu na estação espacial soviética MIR por 437 dias e 18 horas.

A primeira nave tripulada que foi à Lua demorou quatro dias a alcançar a órbita do nosso satélite. No regresso, levou menos de três dias.

Quanto tempo leva um foguete para sair da terra? Com as tecnologias de propulsão actuais, uma viagem assim demora uns três dias a uma nave espacial. A distância da Terra a outros planetas no sistema Solar varia de três minutos-luz até aproximadamente cinco horas-luz.

Fase crescente: de 1 a 7 de novembro e de 24 a 30 de novembro. Fase minguante: de 9 a 22 de novembro. O último mês do ano permitirá contemplar o céu totalmente negro a 23 de dezembro, a última lua nova de 2022.