Quando será a próxima frente fria no Brasil?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 17 votos

A expectativa é de que até duas frentes frias continentais avancem sobre o Brasil durante o mês de julho de 2023, uma na primeira quinzena e outra na segunda quinzena de julho.

Além disso, o ar frio poderá atingir, no decorrer da próxima semana, o centro e oeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia, leste do Acre, sul do Amazonas e, também, o sul e sudoeste de Goiás. Se a previsão se mantiver, ocorrerá o primeiro episódio de “friagem” de 2023.

O inverno começa nesta quarta-feira, dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina em 23 de setembro de 2023, às 3h50, no horário de Brasília.

Última atualização em 26 de abril de 2023 às, 19h54. Prepare o chocolate quente, o cachecol e o cobertor: o inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho de 2023, às 11h58.

Muitas frentes frias vão chegar ao Brasil no decorrer do inverno de 2023, mas só poucas virão com ar frio polar suficientemente forte e com trajetória favorável para penetrar pelo interior do país e esfriar o Centro-Oeste e o interior do Sudeste.

O mês de julho de 2023 provavelmente será o mês mais quente em "centenas, senão milhares de anos", alertou nesta quinta-feira (21), Gavin Schmidt, renomado climatólogo da Agência Espacial Norte-americana (Nasa), durante uma reunião informativa com jornalistas.

De forma geral, a chuva deve ficar dentro da média nos meses de Junho e Julho, mas não se descarta a ocorrência de eventos extremos. O próximo trimestre será mais quente do que o normal. O período será marcado por veranicos e não há expectativa de frio duradouro.

A previsão é que entre maio e junho um forte fria, chegue ao Centro-Oeste e parte do Sudeste, pois além de forte será continental, além de outras frentes frias em meados de junho também, segundo alguns modelos meteorológicos.

O inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, exatamente às 11h58. A estação mais fria do ano vai até as 3h50 do dia 23 de setembro. Com a presença do El Niño, as temperaturas devem ficar acima do registrado nos últimos anos.

Especial publicado na última semana pela MetSul Meteorologia mostrou as projeções de vários dos principais modelos climáticos internacionais apontando que a estação fria neste ano deve ter temperatura acima da média no Sul do Brasil e acima a muito acima da climatologia histórica no Centro do país.

A Serra de Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno 2023 nesta sexta-feira (14). O fenômeno aconteceu durante a madrugada em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, e foi gravado por um morador.

"A redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, o que provoca a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, bem como o aumento de doenças respiratórias", destaca nota do Ministério da ...

"Se comparar a temperatura média durante todos os meses de inverno de 2023, teremos, no final da estação, uma temperatura média acima do normal em todas as regiões do País. A única exceção será o Rio Grande do Sul, que deve registrar temperatura um pouco abaixo do normal", disse a meteorologista.

No Centro do Brasil, a tendência é de um inverno de temperatura acima da média, embora se preveja alguns episódios frios. Em agosto e setembro, no auge da estação seca, os dias de calor aumenta e vários poderão ser de calor excessivo, trazendo muitas queimadas e fumaça com a piora da qualidade do ar.

No Hemisfério Sul, o inverno começa às 11h58 do dia 21 de junho de 2023 e termina às 3h50 do dia 23 de setembro.

Julho de 2023 provavelmente será o mês mais quente do mundo em “centenas, senão milhares, de anos”, disse o principal climatologista da NASA, Gavin Schmidt.