Quando separar ditongos?

Perguntado por: gjaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

No contexto da divisão silábica, se houver hiato, separam-se a vogais, porque são núcleos de sílabas diferentes, como é o caso em lua: lu. a. Nos outros casos, verificam-se ditongos, logo, não há lugar à separação de vogais e o ditongo indica apenas uma sílaba: á. gua, quan.do, guar.

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz.

Pai: monossílabo. Papaia: pa-pai-a. Tipóia: ti-pói-a. Adequado: a-de-qua-do.

Diferença entre ditongo e hiato
Enquanto o ditongo conta com uma vogal e uma semivogal, ambas na mesma sílaba, o hiato separa em sílabas diferentes duas vogais em sequência, as duas pronunciadas fortemente.

Há três tipos de encontro vocálico:

  1. Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí.
  2. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.
  3. Tritongo: encontro entre três vogais, todas pertencentes à mesma sílaba. Ex.: Paraguai.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

ditongo: duas vogais na mesma sílaba; hiato: encontro de vogais em sílabas diferentes; tritongo: três vogais a mesma sílaba.

Deve-se separar
Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas. Além disso, os encontros consonantais com fonemas diferentes: Es-tre-la (“s” e “t” separados); Ap-to (“p” e “t” separados);

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Um ditongo é classificado de ditongo aberto quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre aberto, como herói. É classificado de ditongo fechado quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre fechado, como foice.

Quanto à sua classificação, os ditongos podem ser: crescentes ou decrescentes (de acordo com a sua localização) e orais ou nasais (de acordo com a sua pronúncia).

Uma regra importante de divisão silábica é a de não separar ditongos (encontro de duas vogais numa mesma sílaba) e nem tritongos (encontro de três vogais numa mesma sílaba). Exemplos de ditongos: cha-péu; pa-pa-gai-o; lín-gua; noi-te; a-ni-mais. Exemplos de tritongos: quais; i-guais; sa-guão; quão; en-xa-guei.

É preciso compreender quando alguns grupos consonantais e vocálicos se separam e quando ficam na mesma sílaba.

Em "queijo", o encontro da vogal "e" com a semivogal "i", que formam o som /ei/ na mesma sílaba (quei-jo), é um ditongo.

Continuar lendo São os ditongos?