Quando sei que a berinjela está estragada?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Ela precisa estar bem lisinha, brilhante e com a cor uniforme. Manchas, partes amassadas ou buracos são sinais de que elas não estão boas. Dica: pequenos furinhos nas berinjelas são sinônimo de bichos ou fungos. Por isso, tome bastante cuidado e olhe com atenção.

Frutos colhidos muito novos murcham rapidamente e quando colhidos após o ponto ideal ficam sem brilho e com sabor amargo, devido ao desenvolvimento das sementes, que se tornam escuras. A berinjela é uma hortaliça muito versátil.

Agente causal: Verticillium spp. Sintomas: O principal sintoma é a murcha total ou somente de uma parte da planta, observada após o início da frutificação. A murcha é seguida de amarelecimento nas folhas mais velhas e posteriormente nas mais novas.

A polpa da berinjela é esponjosa e quase branca, com um gosto levemente amargo quando consumida crua. Deve ser evitado o consumo de berinjela crua.

Se tiver, descarte. Se, por acaso, a larva for bem branquinha e passar despercebida, é o tempero proteico que faltava ao prato. Não vai fazer mal algum, acredite.

A berinjela deve ficar de molho para não ficar muito escura. Em uma panela, coloque meio litro de água para ferver, e adicione 3 xícaras de vinagre assim que a água começar a ferver. Tire a berinjela da água com sal, esprema um pouco para que possa sair a água.

Em um recipiente limpo e seco, corte a berinjela em pedaços no formato indicado na receita escolhida. Em outro recipiente, faça a mistura entre o suco de limão ou vinagre na água e deixe os pedaços de berinjela de molho por 20 minutos.

Caso você tenha um excesso de berinjelas e não vá cozinhá-las, pode optar por congelá-las para assim conservá-las em ótimas condições. Para isso, antes você precisará prepará-las, de modo que deverá lavá-las e cortá-las em rodelas, quadrados, tiras ou como preferir e depois escolher entre escaldá-las ou grelhá-las.

Ideal para o forno. A amarela – redonda e com a polpa verde esta é a mais amarga e acida dos berinjelas. A redonda – muitos a consideram é a mais saborosa de todas as berinjelas! Tambem pode ser utilizada emq uaqluer receita.

Outra dica para tirar o gosto amargo da berinjela é cortar o legume e deixar de molho por 20 minutos em uma solução de 1 litro de água com 2 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão.

Verificou-se a ocorrência das seguintes pragas: vaquinha, mosca branca, pulgão, cochonilha, percevejo de renda, percevejo verde e lagartas desfolhadoras, entretanto também foram registrados inimigos naturais, tais como tesourinha, joaninha, bicho lixeiro e vespa parasitoide.

As larvas saem dos ovos após 3 a 5 dias e, geralmente, perfuram diretamente os frutos. A larva totalmente desenvolvida é forte, de cor rosa com cabeça marrom. Quando a alimentação termina, ocorre a formação do casulo acinzentado e duro. Estes casulos ficam em caules, brotos secos ou no meio de folhas caídas.

O consumo da berinjela in natura não é recomendado porque pode trazer sérios danos para o intestino. Isso ocorre porque a sua casca tem um componente tóxico - a solanina, que tem uma função pesticida e fungicida para que insetos e fungos não acabem atacando o alimento.

A água de berinjela deve ser consumida todos os dias em jejum, assim que acordar. Não pode ser consumida mais que três vezes por dia devido à toxicidade da solanina. Se esquecer de tomar de manhã, pode tomar antes de outra grande refeição como almoço ou jantar.

Contraindicações. Quem possui anemia ou problemas de relacionados a essa doença não deve consumir berinjela em excesso. Isso porque ela possui uma substância conhecida como solanina, que pode interferir na absorção de ferro pelo organismo.

Bicho tromba (Phyrdenus divergens)

Os alimentos não perecíveis como o arroz, farinha, macarrão e feijão, geralmente são guardados em despensas e armários. Quando mal conservados, esses alimentos acabam sendo infestados por insetos como formigas, traças e carunchos que encontram um ambiente muito favorável para buscar seus alimentos, e se reproduzirem.

A berinjela tem sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, além de vitaminas B, C e A, esta última que é antioxidante. “A casca da berinjela concentra a maior parte dos antioxidantes, por isso é bom consumi-la”, explica.

A intoxicação por solanina provoca principalmente desordens do foro gastro-intestinal e neurológico, os sintomas incluem náuseas, diarreia, vómitos, cólicas, fadiga, ardor na garganta, dor de cabeça e vertigens, em alguns casos ocorre alucinações, perda de sensibilidade, paralisia, febre, icterícia, pupilas dilatadas e ...

A saponina é uma substância que só é liberada quando a berinjela é submersa em água. Por isso que a água de berinjela é uma forma eficaz de desfrutar deste benefício do fruto.

Nos casos de intoxicação aguda, geralmente é porque ocorreu ingestão da planta ou de alguma parte dela, o procedimento mais importante é o esvaziamento gástrico, através da indução do vómito usando xarope de ipecacuana ou por lavagem gástrica, seguida da administração de purgantes salinos e carvão activado.