Quando se utiliza a crase?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

12 Não ocorre crase em expressões em que usamos palavras repetidas: face a face, cara a cara. Agora é ficar atento e evitar erros básicos como os dois exemplos seguintes. Os substantivos “jato” e “leilão” são masculinos e, antes de palavra masculina o acento grave é proibido.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”. Por isso, orações como “Passei a estudar” não terão, nunca, crase. Nunca haverá crase diante de numerais, exceto se esse numeral indicar hora definida.

Fique atento porque sempre ocorre crase nos casos a seguir: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente; à medida, à vontade, à disposição, à moda de, à maneira de, etc.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

antes de palavras femininas; na indicação de horas; nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas; antes da expressão "à moda de", mesmo quando ela esteja subentendida.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

A dica é: se você diz “vou a” e volto da” para um mesmo lugar, deve-se utilizar a crase. Exemplo: Vou à Bahia,volto da Bahia / Vou à Serra Gaúcha, volto da Serra.

#1 Os pronomes “Senhora(s)”, “Senhorita(s)”, “mesma(s)”, “outra(s)” e “própria(s)” admitem crase, embora o sinal dependa do contexto discursivo. Exemplo: Reconheceu (VTD) a (artigo) senhora (OD). Exemplo: Dirigiu-se (VTI) à (fusão à “a” preposição + “a” artigo) senhora (OI).

Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase. – Daqui a 10 minutos chego aí. – Vou te encontrar na sede daqui a pouco.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.

A crase somente é usada quando além da preposição, há artigo definido "a". Uma a uma. - Não se usa crase antes de artigos indefinidos (neste caso, “uma”). Isso porque a crase sinaliza apenas a contração da preposição “a” com o artigo definido “a”.

2. Crase (acento grave) O uso equivocado do acento grave (popularmente chamado de “crase”) antes de verbos ou de substantivos no masculino, ou mesmo a sua ausência em ocasiões nas quais o acento deveria estar presente, são erros bastante comuns.

Uso proibido da crase

  1. Antes de verbos.
  2. Antes de palavras masculinas.
  3. Antes de pronomes pessoais.
  4. Entre expressões que repetem palavras (dia a dia, por exemplo)
  5. Antes da palavra casa, quando esta significa lar.
  6. Antes de palavras no plural.

A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.

As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite.