Quando se usa um histograma?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O objetivo de um histograma é ilustrar como uma determinada amostra de dados ou população está distribuída, dispondo as informações de modo a facilitar a visualização da distribuição dos dados. Ao mesmo tempo, ressalta a localização do valor central e da distribuição dos dados em torno deste valor central.

O que é o Histograma? Considerado uma das 7 Ferramentas da Qualidade, o Histograma ou Gráfico de distribuição de frequências é uma representação gráfica para distribuição de dados numéricos, ou seja, um modelo estatístico para a organização dos dados, exibindo a frequência que uma determinada amostra de dados ocorre.

Um gráfico de barras é composto por barras traçadas num gráfico. Um histograma é um gráfico representando uma distribuição de frequência; as alturas das barras representam frequências observadas. Em outras palavras, um histograma é uma composição gráfica de dados usando barras de diferentes alturas.

Existem seis tipos de histograma, que são classificados pela forma de apresentação das barras: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado.

Sobre Histograma, é correto afirmar que: É um tipo de gráfico de barras que apresenta de forma clara a distribuição de um grupo de dados. Histograma, também conhecido como Distribuição de Gauss, é uma das mais importantes distribuições da estatística.

Interpretar os principais resultados para Histograma

  1. Etapa 1: Avalie as características chaves.
  2. Etapa 2: Procure por indicadores de dados incomuns ou anormais.
  3. Etapa 3: Avalie o ajuste de uma distribuição.
  4. Passo 4: Avaliar e comparar grupos.

Permite avaliar tendências, no fluxo de trabalho, que podem ser replanejadas, otimizadas ou descartadas, caso apresentem muitos problemas em sua execução; Realiza uma comparação precisa de resultados obtidos, o que se traduz em eficácia do cumprimento do cronograma; Por fim, auxilia na tomada de decisões.

Os histogramas podem ser utilizados para exibir graficamente uma gama enorme de dados, comparar o resultado de um processo com suas especificações, verificar o número de não conformidades e é claro, suportar a análise de dados para tomada de decisões.

Gráfico de linha
Os gráficos de linhas têm a função de revelar tendências e mudanças ao longo do tempo. Deve ser usado quando se deseja representar um conjunto de dados contínuos.

Para calculá-lo, basta usar descobrir a raiz quadrada da quantidade total do que busca medir, no nosso caso, 30 pessoas. Como a função RAIZ(30) = 5,47 – que no nosso exemplo foi arredondado para 6.

Conclusão. O histograma é como um tipo de gráfico e pode ser conhecido também como indicador de dispersão de processos. Geralmente é usado para organizar e comparar frequências entre dados estatísticos. Com a ajuda desse gráfico, é possível observar a centralidade, amplitude e simetria de informações.

Gráficos de barras geralmente são usados para ajudar a evitar desordem quando a legenda de dados é longa ou se você tiver mais de 10 itens para comparar. Eles são fáceis de entender e criar.

Como construir um histograma? Para construir um histograma, dividimos a amplitude dos dados em intervalos, de preferência de tamanhos iguais, e contamos o número de observações que estão em cada um dos intervalos.

Outro nome para designar um histograma é “diagrama de dispersão de frequências”.

Grande parte das câmeras fotográficas hoje em dia aceita melhor o histograma Low Key, já que nesses casos evita-se o excesso de luminosidade na foto. E isso acontece mesmo com a existência de várias partes escuras na imagem.

Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.

  • Gráficos de coluna.
  • Gráficos em barra.
  • Gráficos em pizza.
  • Gráficos em linhas.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico em rede.

Para encontrar a frequência absoluta de um dado, basta contar quantas vezes ele se repetiu no conjunto, cada valor de variável possui a sua frequência absoluta dentro do conjunto. E) A frequência absoluta é o valor que está no meio do conjunto, conhecido também como mediana.

Clique em Dados e, em seguida, em Análise de Dados. Clique em Histograma e em OK. Em Entrada, selecione o intervalo de entrada (seus dados) e selecione o intervalo binário. Em Opções de saída, escolha um local de saída e selecione outras opções desejadas.

André–Michel Guerry

O histograma foi utilizado pela primeira vez em 1883 pelo advogado e estudioso de estatística francês André–Michel Guerry para descrever sua análise estatística sobre os crimes contra a população em Paris.