Quando se usa tais como?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

Tais como - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Como analisar morfológica e sintaticamente os termos "tais" e "como" na expressão "tais como", dada no exemplo seguinte: "A vírgula é usada para separar certas palavras e expressões explicativas, tais como: por exemplo, ou melhor, isto é, então, etc."

A palavra tais usada como uma chave para indicar o substantivo que acompanha o verbo que foi mencionado antes e é bem conhecido: o deputado negou tais acusações, pode se dar com o sinônimo de semelhante.

De maneira semelhante; do mesmo jeito. Tal como apresentado anteriormente... /Assim como apresentado anteriormente... Ele rechaçou o convite, tal como havia feito anteriormente.

Significado de Tais
[Informal] Aqueles que se destacam em relação aos demais; usado no sentido irônico: esses daí pensam que são os tais! pronome Estes, esses, aqueles: nunca se recordava daqueles tais momentos. Etimologia (origem da palavra tais). Plural de tal.

A expressão tal qual é usada para introduzir uma comparação, sendo sinônima de como, assim como, que nem e feito. Existe a sua forma plural: tais quais, embora seja pouco utilizada, sendo mais usual o emprego da expressão tal qual como invariável.

Reticências nas indecisões
As reticências são muito boas para mostrar a hesitação dos falantes de um discurso, a dúvida em tomar uma decisão, ou mesmo a timidez. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.

Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção. No entanto, se, após a conjunção, tivermos de introduzir uma expressão entre vírgulas, naturalmente que vai aparecer uma. Exemplo: «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, sabes disso, o seu conteúdo.»

Tendo como exemplo: 1 por exemplo, como, nomeadamente, especificamente, particularmente.

Significado de De tal maneira
expressão De tal modo; de determinada maneira; expressão que estabelece uma relação de causa e consequência: ele atua de tal maneira, que encanta o teatro inteiro.

o “mesmo” está correto quando denota ideias como “justamente, de fato, até, ainda”. Pense em frases semelhantes a “É aqui mesmo que quero morar quando estiver mais velho”; o “mesmo” também é adequado quando falamos da exata mesma coisa já referida.

O nome Taís vem do original grego Thais, que significa “contemplada com admiração” ou “contemplada pela sua formosura”. O nome grego Thais foi traduzido para o latim na forma de Vita Thaisis.

Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.

As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos “...”.

1. Omissão voluntária do que se podia dizer. 2. Atitude de hesitação ou de reserva em relação a algo.

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Usa-se vírgula para separar termos coordenados de qualquer natureza: símbolos, palavras, orações, etc. Nesses casos, diz-se que a vírgula é utilizada para isolar uma enumeração: Maria foi à feira comprar feijão, laranja, carne e verduras. O mar, as estrelas, a lua e o sol sempre despertaram a criatividade dos poetas.

Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio.

Se a conjunção então estiver deslocada, fora de sua ordem natural na frase, ela deverá ficar entre vírgulas: Grande parte fizemos juntos, vamos, então, continuar assim. Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados: Naquela época – Namorava-se então no portão de casa.

Quanto a assim, este pode estar entre vírgulas (como em geral estão os adjuntos adverbiais que precedem o verbo) ou não, dependendo do realce que se lhe quiser dar.