Quando se usa o travessão em uma frase?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O travessão [ — ] é um sinal de pontuação usado, maioritariamente, no início das falas no discurso direto. É também usado para substituir a vírgula ou os parênteses em orações intercaladas ou no destaque de alguma parte da frase.

Utilizar sinais de pontuação diferenciados do ponto usual e da vírgula de forma correta pode mostrar ao leitor de sua redação que você sabe, de fato, fazer um bom uso da língua e seus recursos. Dessa forma, usar o travessão (—) na redação pode ser uma boa opção para diversificação de sinais em seu texto.

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

Nos discursos diretos, o travessão indica quando começa a fala de uma personagem, quando há mudança de interlocutores e quando há mudança para o narrador através de um verbo de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, entre outros.

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos. Exemplos: O controle inflacionário – meta prioritária do governo – será ainda mais rigoroso.

O travessão é utilizado no início de certas frases porque possui a função de indicar a fala de um personagem. A pontuação é muito importante em um texto porque é ela quem coordena o ritmo com o qual o texto deve ser lido, assim como suas pausas e as demais entonações.

Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.

Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo).

Muito confundido com o hífen e com o travessão, a meia-risca ou meio-traço [ – ] é um sinal gráfico usado para unir elementos enumerados em série, como letras ou números, separando as extremidades de um intervalo e indicando ausência.

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

Travessões substituem e são substituíveis por dois-pontos, parênteses ou duas vírgulas, dependendo do caso.

Os sinais de pontuação dois-pontos, parágrafo, travessão que introduzem o discurso directo indicam a abertura de parágrafo.

a) Por que há travessão no início de algumas frases da anedota? Porque o travessão indica a fala de uma pessoa.

Entre aspas
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas.

O duplo travessão ocorre em duas situações: Separar fala de personagem de trechos da narrativa.

Resposta. O travessão é usado de várias formas de gêneros textuais, mas os gêneros mais comuns são a fala do personagem e a substituição no lugar de vírgulas e de parênteses.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Enquanto o travessão é o sinal do discurso direto, as aspas são utilizadas para inserir um discurso em meio ao texto, de forma indireta.

Em geral, pensamentos devem ser demarcados com aspas ou sem sinal tipográfico algum. No primeiro caso, a pontuação deve seguir as regras de pontuação para diálogos marcados com aspas.