Quando se usa o ponto Continuativo?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Usa-se dentro do mesmo parágrafo para separar dois enunciados diferentes que, no entanto, têm algum tipo de vínculo, por exemplo: "Maria comia em grandes quantidades, eu não podia parar de olhar para ela. A verdade é que senti um certo mal-estar."

Quando as frases se encadeiam, dando expressão contínua a um pensamento, os pontos sucedem-se uns aos outros na mesma linha.

Ele é usado no final de frases declarativas e imperativas. Ele pode ser utilizado, também, em orações interrogativas indiretas. Mas, além dele, existem outros tipos de pontos, como o ponto de interrogação, de exclamação, os dois-pontos e o ponto e vírgula.

Ponto continuativo (.)
Usa-se dentro do mesmo parágrafo para separar dois enunciados diferentes que, no entanto, têm algum tipo de vínculo, por exemplo: "Maria comia em grandes quantidades, eu não podia parar de olhar para ela.

O uso da repetição de sinais de pontuação - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. É comum nas histórias em quadrinhos vermos o uso da repetição de sinais de pontuação como forma de realçar e dar força dramática aos textos. Por exemplo, vários pontos de exclamação ou pontos de interrogação indicando espanto, surpresa etc.

Quanto não usar o ponto final? Como o ponto final indica necessariamente uma pausa e um encerramento na ideia do enunciado, não se deve usar esse sinal de pontuação em contextos diferentes, que podem indicar uma entonação específica (exclamativa ou interrogativa) ou que não indicam pausa e encerramento de uma ideia.

Feliz aniversário, meu amor! Mas, pior do que isso, sem a vírgula do vocativo, o significado da frase pode ser alterado completamente. Veja estas frases: Você viu minha amiga Joana?

É permitido utilizar ponto antes da conjunção "e". Ex.: "Venho informar-lhes que Maria e João já iniciaram suas atividades como auditores. E estão disponíveis para quaisquer esclarecimentos."

Citação usando dois-pontos
Ao se reproduzir uma citação, é comum que os dois-pontos apareçam após o verbo que indica a ação declarativa. A citação aparece na mesma linha, entre aspas, ou na linha seguinte, após um travessão. Veja os exemplos: Ela pediu: “Quero o relatório na minha mesa até amanhã.”

Assim como o ponto de interrogação encerra frases interrogativas e o ponto de exclamação encerra frases exclamativas, o ponto-final encerra frases declarativas e imperativas, sejam elas negativas ou afirmativas. Ele pode ser usado também na abreviatura de palavras.

O primeiro interlocutor fica desconfiado: por que diabos usar esse ponto final? Segundo um estudo da Universidade de Binghamton, divulgado pelo "Washington Post", quem manda mensagens com um ponto final é visto pelo seu interlocutor como sendo insincero e frio, pelo menos entre jovens.

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

«Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo. «Bom dia! Maria!» é uma frase exclamativa reforçada.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso.

As reticências indicam interrupção, hesitação ou uma lacuna a ser preenchida. As reticências são um sinal de pontuação usado para representar uma interrupção ou hesitação no discurso, além de deixar uma lacuna que pode ser completada pela imaginação do leitor. É muito frequente na linguagem literária e jornalística.

Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.