Quando se usa o itálico?

Perguntado por: ipires2 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Use itálico em: Título de produções artísticas, literárias, técnicas e científicas: livro, filme, peça de teatro, tese, estudo, relatório, pesquisa, disco, música, show, exposição, obra de arte. Use todas as iniciais em maiúsculas, com exceção para preposições, artigos e conjunções.

Eu uso o itálico para sublinhar uma palavra ou expressão na qual ponho reservas (ex.: um estrangeirismo). Também o uso, por exemplo, para títulos num texto. Uso o negrito para destacar palavras na escrita, quando o sublinhado não me parece conveniente.

Quando forem necessárias, as palavras estrangeiras que não estejam incorporadas ao português na sua forma original e as que precisem ser traduzidas ou explicadas devem ser grafadas em itálico.

Remissões a outras matérias ou arte. Use itálico também nos parênteses. Não use info para se referir a infográfico. Evite a abreviatura de página (pág.), que deve ser usada apenas quando seguida de número e em textos com muitas remissões.

No que diz respeito às expressões latinas utilizadas nas citações, a NBR 10520 não utiliza o itálico. Exemplo: Leedy (1988 apud RICHARDSON, 1991, p.

Resposta: A fala grafada em itálico é a do personagem que fala com o garoto, provavelmente, é um passageiro ou o motorista ou cobrador do ônibus.

Para dar ênfase a frases (ou sentenças), a fim de “obrigar” o leitor a prestar atenção nelas, basta saber jogar com as palavras. E a maneira mais prática de fazer isso é colocar as palavras que criam ênfase (ou o clímax de uma ideia), no final da sentença (ou oração).

Resposta: é destacar algum trecho ou palavra escrita.

video_content

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Formatação:

  1. Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  2. Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  3. Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  4. Citação em itálico.
  5. Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  6. A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.

A tag <i> pode representar uma parte do texto com uma diferença semântica, na qual a representação tipográfica padrão é no tipo itálico.

Antes de começarmos, itálico é quando a letra fica assim, levemente inclinada à direita. Você já deve ter visto em textos variados, em jornais, revistas, sites, livros ou até em trabalhos acadêmicos.

O alinhamento deve ser justificado, exceto para referências bibliográficas. Qual é a regra geral de espaçamento entre linhas nas normas da ABNT? Em relação ao espaçamento, a NBR 14724 estabelece que, de forma geral, deve-se deixar espaçamento de 1,5 cm entre as linhas.

Eles devem ser dispostos no formato acima, sobrenome em caixa alta primeiro, seguido de vírgula e do nome em caixa baixa, título da obra em negrito seguido de ponto, a cidade onde a obra foi publicada, dois pontos, a editora que publicou e o ano.

Citação em língua estrangeira
Não devem ser inseridas citações em língua estrangeira. Se necessário, a tradução da citação pode ser feita, desde que se inclua, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.

2- Para marcar palavras estrangeiras:
Porém, caso haja a necessidade de se usar uma palavra estrangeira, ela deve ser marcada com aspas. A marcação com aspas em termos estrangeiros serve justamente para indicar ao leitor que aquela palavra não pertence ao nosso vocabulário e está “emprestada” de outro idioma.

Na referência deve constar:

  1. a palavra pesquisada em letras maiúsculas;
  2. “In” seguido do nome do dicionário;
  3. cidade, nome da empresa mantenedora e ano;
  4. link da página com o conteúdo pesquisado;
  5. data na qual o estudante acessou o site.

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.

Um texto transcrito deve obrigatoriamente ser colocado entre aspas. A transcrição tem seu lugar sempre que o autor do texto original expôs suas idéias tão bem que seria difícil ou impossível sumarizá-las ou parafraseá-las.