Quando se usa o infinitivo impessoal?

Perguntado por: dsales7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O infinitivo impessoal é usado quando uma ideia é vaga e não há a indicação de pessoa. Mas também pode ser colocado quando houver sentido imperativo.

Terminações do infinitivo impessoal

  1. ª conjugação (-ar): radical + -ar.
  2. ª conjugação (-er): radical + -er.
  3. ª conjugação (-ir): radical + -ir.

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

Verbos impessoais são aqueles que não têm sujeito e apenas são usados na 3. ª pessoa do singular. Os principais são: haver (com o sentido de existir), fazer (com o sentido de tempo decorrido) e verbos que exprimem fenômenos da natureza, como amanhecer, anoitecer, chover, ventar.

Você sabe o que são verbos impessoais? Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.

Quando usar irem? A palavra irem, forma verbal conjugada no infinitivo pessoal, é usada principalmente quando há um sujeito expressamente definido, estabelecendo concordância com esse sujeito. Está na hora de eles irem embora. Falta apenas terminar esse projeto para eles irem de férias.

Os verbos possuem formas nominais, como infinitivo, gerúndio e particípio, que são empregadas em tempo e modo de acordo com o contexto em que se inserem. Como você já deve saber, as formas nominais do verbo recebem esse nome porque exercem funções que são típicas dos nomes.

Tinha muitas pessoas na confraternização. Tinha várias opções de hospedagem. Dessa forma, o verbo ter, quando no sentido de existir, é impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular. Quando estiver auxiliando o verbo haver, ele também seguirá a mesma regra.

Quando o verbo passar é seguido da preposição “de” ele tem comportamento de verbo impessoal. Por isso “Passam das sete horas” e “Já passa de meia-noite” são frases gramaticalmente corretas.

Os derivados do Infinitivo Impessoal são: Futuro do Presente do Indicativo, Futuro do Pretérito do Indicativo, Infinitivo Pessoal, Gerúndio, Particípio.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

No modo indicativo, as ações verbais são tidas como reais, verossímeis ou certas de terem ocorrido ou de ocorrer em momento presente ou futuro. O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Conjugação

Formas impessoais
Infinitivoa foi foire
Gerúndiofoind
Particípiofoit

Significado de Impessoal
[Gramática] Diz-se do infinitivo do verbo que não pode ser flexionado. Imparcial; sem resquícios de julgamento pessoal: crítica impessoal. Anônimo; que não demonstra traços individuais: som impessoal. Cuja existência não se manifesta como pessoa; sem características de pessoa.

A impessoalidade no texto dissertativo-argumentativo
Observe as frases a seguir: “Eu acho que precisamos ter cuidado, pois o número de assaltos aumentou nesse bairro.” “Na minha opinião, precisamos ter cuidado, pois o número de assaltos aumentou nesse bairro.”

Um erro muito comum, observado principalmente na comunicação oral, é a flexão do verbo “haver”. Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.