Quando se usa o futuro do subjuntivo?

Perguntado por: oquaresma2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O Futuro do Subjuntivo é um tempo verbal que indica uma ação que ocorrerá no futuro. Ele expressa a possibilidade de que em breve algo irá acontecer e geralmente, acompanha o termo “quando”.

O futuro do subjuntivo é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando-se a terminação -am e adicionando o sufixo adequado.

O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Ele também é utilizado para expressar ordem e ainda, incerteza. Exemplos: Eu estarei na porta da escola.

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

O subjuntivo é um dos modos verbais. É usado para transmitir uma ação possível, mas incerta. Expressa um acontecimento hipotético, que ainda não se realizou por estar dependente de outro acontecimento para se realizar. O subjuntivo é formado por três tempos verbais simples e três tempos verbais compostos.

O pretérito perfeito composto do subjuntivo indica uma ação anterior já concluída, podendo se referir a um fato passado ou futuro.

Pretérito Imperfeito - Expressa um fato passado, mas posterior a outro já ocorrido. Por exemplo: Eu esperava que ele vencesse o jogo. Obs.: o pretérito imperfeito é também usado nas construções em que se expressa a ideia de condição ou desejo.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

A forma correta de se escrever essa palavra é com “s”, sido. “Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio. Este é um verbo bastante irregular, sendo utilizado em vários contextos diferentes e para uma infinidade de funções.

É como está explicado acima:foi indica uma ação completa no passado, enquanto era indica uma ação no passado, mas ainda não concluída.

Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito.

Há dois modos de expressar o futuro do presente do indicativo: simples ou composto, sendo que este se forma a partir da junção do verbo auxiliar ter + o particípio do verbo principal. Normalmente, esse tempo verbal indica fato certo ou provável posterior ao momento da enunciação; entretanto, admite outros usos.

Forma afirmativa
Nas frases afirmativas, a estrutura é formada da seguinte maneira: sujeito + verbo to be + going to + infinitivo do verbo: I am going to (I'm going to) You are going to (You're going to) He/She/It is going to (He's/She's/It's going to)

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples:

  • Presente do subjuntivo;
  • Pretérito imperfeito do subjuntivo;
  • Futuro do subjuntivo.

adjetivo Modo Subjuntivo. Diz-se do modo verbal caracterizado por expressar uma dúvida, uma possibilidade, um desejo ao invés de uma certeza, ou seja, expressa uma ação irreal e hipotética.