Quando se usa o did?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Did é geralmente usada em inglês para indicar que a sentença ou está na forma interrogativa (é uma pergunta) ou é uma sentença negativa (tem um “não” nela). Na negativa esse “não” pode ser escrito ou como did not ou como didn't (a forma abreviada de did not).

Usamos o “did” para fazer perguntas e negativas no passado, exceto com o verbo “to be”. Sendo assim, entende-se que o “did” é um verbo auxiliar. Vejamos alguns exemplos: – Did you go to the theather last month? (Você foi ao teatro no mês passado?)

No “simple present” usa-se os verbos “do e does” para falar do agora, do presente. Mas para se referir ao passado (simple past), usa-se o “did”. A regra da primeira e terceira pessoa não será aplicada aqui, portanto o “did” será usado em todos pronomes pessoais (I, You, We, They, He, She e It).

Talvez você já saiba que os auxiliares DO, DOES e DID. são usados para fazer perguntas e frases negativas, mas sabia que eles também podem ser usados em. frases AFIRMATIVAS para dar ênfase ao que está

Interrogativa: ao formar frases interrogativas no “simple past” é necessário colocar o auxiliar “did” antes do sujeito da frase. Did he wash his car last week? (Ele lavou o carro dele semana passada?) Did the boy pay for the apple? (O garoto pagou pela maçã?)

Assim, o simple past é caracterizado pelo past participle, no caso dos verbos regulares. Esse tempo verbal possui três formas: afirmativa, negativa e interrogativa.

Para formar uma frase negativa no simple past, é preciso utilizar a seguinte ordem: sujeito, did not (ou sua forma abreviada didn't) e o infinitivo sem to. Por exemplo: You did not go to Japan last year. (Você não foi para o Japão no ano passado).

Isso porque do é utilizada quando estamos falando sobre a primeira e a segunda pessoa do singular (I e you) e a primeira, a segunda e a terceira pessoa do plural (we, you e they). Já o does é um termo usado para falar da terceira pessoa do singular (he, she, it).

A forma pretérita do do é did, e seu particípio passado é done.

Neste caso usamos o does, pois o sujeito da sentença é he. Como a resposta é negativa usamos o DOES+NOT (doesn't).

use don't para os pronomes I, you, we e they. use doesn't para os pronomes he, she e it. don't e doesn't podem formar perguntas negativas desde que todos os pontos acima sejam obedecidos.

Em inglês, podemos usar do, does ou did para darmos essa ênfase em alguma ação.

Sujeito + did + not + verbo principal + complemento
Confira abaixo exemplos no Simple Past aplicados em frases na negativa: You did not (ou didn't) wash the car (Você não lavou o carro). He did not work the day before yesterday. (Ele não trabalhou anteontem).

Responder no Simple Past
– Did you eat pizza last night? – Yes, I ate pizza last night. / No, I didn't (did not) eat pizza last night. No futuro, é encontramos a mesma ideia dos verbos modais, onde o auxiliar precisa aparecer nas respostas também.

Por ser um tempo verbal composto, ele é formado pelo verbo auxiliar to be no simple past + present participle do verbo principal, sendo essa a estrutura das orações afirmativas.

Verbos regulares em inglês são aqueles que passam a terminar com "ed" ou "ied" quando falados no passado, por exemplo. Nada além disso! Verbos irregulares, por sua vez, não seguem nenhum tipo de padrão e possuem formas variadas de acordo com sua conjugação.

Was e were correspondem ao tempo passado do verbo “to be”. Já o did é um verbo auxiliar do passado simples, utilizado para frases negativas e interrogativas (exceto com o verbo “to be”). Was, were e os pronomes: I was.

O Simple Present (presente simples) é um dos tempos verbais em inglês utilizado para indicar ações habituais que ocorrem no presente, fatos gerais, ações repetidas ou situações, emoções e desejos permanentes. Também é usado para expressar uma verdade universal, sentimentos, opiniões e preferências.

Para formar uma frase afirmativa no passado simples, basta colocar o sujeito seguido pelo verbo no simple past. Por exemplo, I walked to the supermarket yesterday (Eu andei até o supermercado ontem).

Acompanham o verbo principal da frase
Os verbos auxiliares em inglês (auxiliary verbs) são “be”, “have”, “will” e “do”. Eles atuam como ajudantes do verbo principal da frase, indicando o tempo gramatical do discurso.

Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.

Continuar lendo O que quer did?