Quando se usa neste ou nesse?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 5 votos

É o seguinte: devemos usar 'NESTE' quando vamos fazer referência a algo que está em curso, em andamento. Exemplo: “Ela fará um teste neste mês”. Já 'NESSE' deve ser empregado para situações já referidas, passadas.

Do mesmo jeito que ocorre com o neste ou nesse, o uso do deste ou desse se dá por conta da posição do interlocutor e do objeto em questão. Assim, deste significa que algo ou alguém está próximo da pessoa, e desse significa que está longe. Dessa forma, a referência dessas palavras depende do espaço entre algo ou alguém.

10 sinônimos de nesse caso para 1 sentido da expressão nesse caso: Assim sendo: 1 então, à vista disso, assim sendo, diante disso, em tal caso, isto posto, nessa situação, neste caso, pois, pois então.

Significado de Nesse
[Gramática] Contração da preposição "em" com o pronome demonstrativo "esse". [Gramática] Forma Feminina: nessa.

Resolvida a questão do sentido das expressões, oportuno é acrescentar, quanto a eventuais dúvidas acerca do hífen, que final de semana, por não constituir expressão consagrada com significado próprio, não traz em si motivo para emprego do hífen. Escreve-se, portanto, final de semana.

1 nisso, no, nele, em, num.

1 agora, no momento atual, no momento presente, neste instante, nesta ocasião, nesta hora, presentemente, atualmente, hoje em dia, nos dias de hoje, na época atual, no presente.

Sinônimo de neste caso

  1. assim sendo, diante disso, à vista disso, isto posto, assim, então. ...
  2. nesta situação, neste contexto, neste cenário, neste enquadramento, nesta circunstância, neste quadro, neste universo, nesta conjuntura, neste âmbito.
  3. Não encontrou o sinônimo que procurava?

Este e esse são pronomes demonstrativos que tem a função de posicionar o discurso no espaço, bem como no tempo, e variam em gênero e número.

Isso – indica algo que está perto do receptor e também pode ser usado para não ter que repetir algo que já foi mencionado. Ex: por que você disse isso? Isto – indica algo que está perto do emissor e também é usado para mencionar algo que ainda será dito. Ex: Isto que vamos fazer é complicado!

Disto é a contração da preposição de com o pronome demonstrativo isto: de + isto = disto. Os pronomes demonstrativos isto e isso situam algo ou alguém no tempo, no espaço e no discurso em relação às próprias pessoas do discurso. Isto se refere a quem fala e isso se refere a quem se fala.

[Gramática] Contração da preposição "em" com o pronome demonstrativo "este".

(5) «*Nesse momento, vou abrir a caixa para ver o que contém.» Porém, é utilizado para referir um tempo já passado: (6) «Nesse tempo, eu era muito mais forte.»

Condizer, ficar bem.

As duas formas são aceitas e consideradas corretas.

"Fim" se opõe a "início", e "final" opõe-se a "inicial". Logo, o correto é "fim de ano"

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.