Quando se usa muito ou muitos?
- muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.
Qual é o verbo de muito?
Por exemplo, o muito faz parte das duas classes? A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).
Qual é A classificação de Muito?
Morfologicamente, o que circunstancia a semântica de um verbo é conhecido como advérbio (“muito” é, portanto, um advérbio de intensidade). Os vernaculistas afirmam categoricamente que esta classe gramatical é invariável, ou seja, não admite variações em gênero ou número.
Qual é o sinônimo de muitas?
42 sinônimos de muitas para 6 sentidos da palavra muitas: Bastantes: 1 bastantes, diversas, várias, tantas, numerosas, abundantes, copiosas, inúmeras, diferentes, variadas, profusas, fartas, múltiplas.
É correto dizer muito lindo?
A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).
Qual é o significado de muitas?
Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito.De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!
Porque não pode falar mais melhor?
As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.
Faz anos ou fazem anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
É correto dizer muito boa tarde?
“Muito boa tarde para você” (sem hífen em “boa tarde”, como já veremos) é uma construção em que o advérbio “muito” intensifica o adjetivo “boa”, que por sua vez qualifica o substantivo “tarde”. Quem a emprega está desejando ao interlocutor “uma tarde muito boa”, só isso. Nada a ver com uma grande quantidade de tardes.
É lindo demais ou de mais?
Demais é usado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios para indicar intensidade e excesso: falar demais (falar excessivamente) doce demais (intensamente doce) lindo demais (intensamente lindo)
Estou cansado demais ou de mais?
A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais.
É correto falar muito pouca gente?
A forma correcta será muito pouca gente, pois nessa expressão muito é advérbio, logo é invariável, tal como todos os advérbios.
O que usar no lugar de muito?
1 bastante, numerosa, vária, diversa, diferente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Excessiva: 2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa.
É correto dizer muito pouco tempo?
Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”.
Qual é o oposto de muito?
1 pouco, insuficiente, escasso, parco, raro, nada, diminuto, falho, falto, exíguo, reduzido, módico, minguado, deficiente, insignificante, bocado.
O que acontece muitas vezes?
Significado de Frequente
adjetivo Que acontece muitas vezes; assíduo.
Faz dois meses ou fazem dois meses?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
É correto dizer a todos é todas?
Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.