Quando se usa a expressão in verbis?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A expressão em latim in verbis significa nestes termos. Trata-se de termo muito usado em petições, quando se quer reproduzir/transcrever, por exemplo, as palavras de algum doutrinador ou artigo de lei. Exemplo: de acordo com o artigo 250 do Código de Processo Civil, in verbis: (...).

O formato ipsis litteris
É empregado para indicar que um texto foi degravado fiel à gravação de áudio original. Essa expressão em latim tem o conceito de literal, textual.

Ipsis litteris é uma expressão de origem latina, que significa “literalmente, exatamente o que está escrito ou dito”.

Do latim in, "dentro". advérbio [Antigo] Com o sentido de inda; ainda: "in que dure um mês inteiro". Etimologia (origem da palavra in). Apócope de inda.

Do Poder Judiciário
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

O costume de chamar advogado e médico de “Doutor“, mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil Colônia, pois a maioria dos jovens ricos que estudavam fora cursava medicina ou direito.

A outra parte da população insere o som da letra E: ADEVOGADO! Então, por que há tanto preconceito com a pronúncia ADEVOGADO se, de uma forma ou de outra, há sempre a inserção de um som de uma vogal? Bem, os puristas vão dizer que a pronúncia correta é ADVOGADO (com D 'mudo').

Ipsis litteris
Usada para indicar uma transcrição feita de forma literal e exata, pelas mesmas letras. Exemplo: Esta é a reprodução, ipsis litteris, de um texto medieval. Sinônima de: textualmente, literalmente, tintim por tintim, sem tirar nem pôr.

É a forma de transcrição mais completa e garante ser uma cópia fiel do áudio. Toda essa informação oferece dicas verbais sobre a situação em que aconteceu a conversa e servem de termômetro para o humor e tom do diálogo. A vantagem do verbatim então é que o contexto fica mais exposto.

No Clean Verbatim, a regra geral é evitar o uso de gírias e contrações, a menos que sejam essenciais para transmitir informações relevantes ou características específicas da pessoa ou contexto em questão.

As formas in locu e in locus estão erradas. A expressão latina in loco significa no lugar ou no próprio lugar, sendo sinônima da expressão latina in situ, É muito utilizada em linguagem oral e em linguagem escrita, principalmente no âmbito jurídico.

A expressão “in loco” vem do latim e literalmente se traduz como “no lugar” e tem o mesmo sentido de “in situ”. A princípio, o termo é utilizado para se referir a coisas que serão feitas no local determinado, como por exemplo trabalho in loco, que significa que o trabalho será feito no local onde o cliente está.

prefixo. 1. Indica negação ou ausência (ex.: inalcançável; incapacitar; incumprimento; inexistência).

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

O termo “Meritíssimo” é um adjetivo que significa “de grande mérito”. Portanto, como regra, sendo um adjetivo, ele deve estar sempre acompanhando de um substantivo. Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do termo “meritíssimo” isoladamente.

319, I, a expressão "juízo a que é dirigida". Nesse sentido, doravante, ao endereçar uma petição esqueça a autoridade e o faça ao juízo, que, nesse caso, não é excelentíssimo, mas meritíssimo.

Assim, a lei Imperial estabelece que o título de Doutor é destinado aos bacharéis em direito, habilitados nos estatutos futuros. Sendo assim, tecnicamente para ostentar o título de Doutor, basta possuir o título de bacharel em direito e portar a carteira da OAB, nos termos do regulamento em vigor.

Explico: atualmente, o Estatuto da OAB determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado. Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

4) Respondendo, de modo específico, à indagação do leitor, o tratamento que se deve destinar aos advogados e a um Presidente da OAB é Vossa Senhoria e Ilustríssimo.

A forma correta de escrita da palavra é advogado. As palavras adivogado ou adevogado estão erradas. O d é uma consoante muda e deverá ser pronunciada sem a inclusão da vogal i ou da vogal e.

Abaixo do nome e do endereço do juiz, forneça a saudação adequada. A saudação apropriada para um juiz é "Meretíssimo Juiz" ou "Excelentíssimo Senhor Juiz", ou ainda "Vossa Excelência".