Quando se usa a crase na nova ortografia?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A crase (`) serve para evitar a repetição da letra "a" nas situações em que precisamos utilizar o artigo definido a, ou os pronomes aquela, aquele e aquilo, junto com a preposição a. Exemplos: Vamos à praia? Fui às compras ontem.

Veja abaixo mais algumas locuções onde a crase é aplicada.

  • Indicam tempo: "às vezes", "à noite", "à tarde".
  • Indicam lugar: "à frente de", "à beira de", "à exceção de".
  • Indicam modo: "à proporção que", "à medida que".

A crase deve ser usada nos seguintes casos:

  • antes de palavras femininas;
  • na indicação de horas;
  • nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas;
  • antes da expressão "à moda de", mesmo quando ela esteja subentendida.

É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

Exemplo: “Estou indo a padaria” ( para verificar se há crase, mudo “padaria” por “shopping”) Ficaria: “Estou indo ao shopping”. (Epa! Então deu “ao”!) Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

Quando empregar a tarde e à tarde? Sempre que quisermos indicar um momento do dia, devemos usar à tarde com crase, pois se trata de uma locução adverbial de tempo: O supermercado abrirá somente à tarde.

Após preposições (Ex: Vou para a loja agora); Antes de artigo (Ex: Vou a uma festa hoje); Antes de masculino (Ex: Andou a cavalo na fazenda); Antes de verbo (Ex: Ficou a ver navios na conversa);

Antes de palavras femininas
No caso de palavras femininas associadas a >verbos transitivos indiretos, ocorrerá a acentuação. Por exemplo: “ela se referia à fuga da irmã” – crase utilizada pela soma da preposição com o artigo feminino.

Mesmo que o pronome indefinido seja feminino, não ocorre crase, já que não há a presença do artigo definido "a" para contrair com a preposição "a". Alguns exemplos: Pedimos a todas que se retirem. Boa noite a toda gente!

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8.

Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

Regra geral, ocorre crase na indicação de horas: Ele chegou às 19h. Saio do trabalho às 14h. A reunião começou às 10h.

Exemplificando: vai à igreja rezar. Quem vai, vai a (primeiro a) e igreja é palavra feminina que admite o artigo a. Se a palavra seguinte for plural, teremos o artigo as.