Quando se usa a bandeira a meio mastro?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Quando em funeral, a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o tope. Parágrafo único. Quando conduzida em marcha, indica-se o luto por um laço de crepe atado junto à lança.

É conhecida como bandeira à meia-haste (a meio-mastro ou a meio-pau, no Brasil) ou apenas meia-haste quando alguma bandeira é arvorada em algum local, sem ser colocada no topo da haste, como é comum. Ela é posta ao meio da haste (daí, o nome) e é normalmente usada em protestos ou luto.

O hasteamento da Bandeira a meio mastro é sinal exterior de luto oficial, bem como o rico e pomposo cerimonial de honras fúnebres, tanto o militar como o religioso.

Art. 22. São vedados o uso da Bandeira Nacional, das Armas Nacionais, do Sêlo Nacional, assim como a execução vocal ou instrumental do Hino Nacional, sempre que não se revestirem da forma, ou não se apresentarem do modo prescrito na presente Lei.

Como usar a bandeira nacional

  • nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
  • não mude nem altere as cores e proporções;
  • não acrescente outras inscrições;
  • não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.

A primeira indica que é uma forma de declarar a rendição perante uma força militar estrangeira. A segunda indica que uma Bandeira hasteada de cabeça para baixo, num navio ou noutro ponto significativo, significa um pedido de auxílio.

Deve-se levantar a bandeira até o topo do mastro. Em caso de hastemento em tripé, a bandeira nunca deve tocar o chão. Em caso de hasteamento simultâneo de 2 bandeiras nacionais, elas devem ter o mesmo tamanho ( o mesmo ocorre quando são colocadas na parede).

Para que sua bandeira tenha uma maior durabilidade serão necessários alguns cuidados! I – Sempre que houverem chuvas e ventos fortes em sua cidade, arria-se imediatamente a bandeira do mastro evitando que ela se ricocheteie e rasgue nas extremidades.

A bandeira à meia-haste ou meio-mastro é um simbolismo utilizado em momentos de protestos ou luto. Poucos minutos após o anúncio oficial da morte da rainha, a embaixada da Grã-Bretanha em Brasília também baixou a bandeira do Reino Unido em respeito à majestade.

O luto oficial pode causar confusão, mas não se trata de um feriado. O decreto funciona como uma maneira do país homenagear a pessoa que faleceu e tem importância na história.

14. A continência é a saudação prestada pelo militar, e pode ser individual ou da tropa. § 1º A continência é impessoal; visa a autoridade e não a pessoa.

Dessa forma, diz, desrespeitar um desses símbolos nacionais é visto como uma “contraversão” pela legislação. Essa classificação passou a valer a partir de 1971. Até 1969, o ato era considerado um crime. “No passado, atingir a bandeira nacional constitua um crime.

A intenção da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias.

Um decreto de 1966 que regulamenta a lei do Serviço Militar descreve que a posição de respeito à bandeira é com "o braço direito estendido horizontalmente à frente do corpo, mão aberta, dedos unidos e palma para baixo".

Art. 10. A Bandeira Nacional pode ser usada em tôdas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.