Quando se usa 7 velas no altar?

Perguntado por: oramires5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Sobre o altar ou perto dele, dispõem-se, em qualquer celebração, pelo menos dois castiçais com velas acesas, ou quatro ou seis, sobretudo no caso da Missa dominical ou festiva de preceito, e até sete, se for o Bispo diocesano a celebrar.

As velas no altar não são enfeites, mas símbolos litúrgicos. Uma vela sobre o altar simboliza o próprio Deus; duas velas, o Primeiro e o Segundo Testamento; três velas, a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo); seis velas, o povo de Deus.

A rica simbologia das velas justifica o fato de a Igreja ainda manter este tradicional elemento litúrgico nas celebrações. Cada vela se compõe de: cera, pavio e fogo, simbolizando as três Pessoas da Santíssima Trindade. A cera simboliza o Pai; o pavio, o Filho e o fogo, o Espírito Santo.

Sobre o altar ou perto dele, dispõem-se, em qualquer celebração, pelo menos dois castiçais com velas acesas, ou quatro ou seis, sobretudo no caso da Missa dominical ou festiva de preceito, e até sete, se for o Bispo diocesano a celebrar.

Resumo: A menorá, o candelabro de sete braços, um objeto ritual do Templo de Jerusalém, adquiriu grande relevância na literatura bíblica. Primeiro como representação do cosmo, tanto do mundo visível quanto do invisível. Segundo, como árvore da vida, e representação de Deus e da vida eterna.

É na mesma visão que, no tempo pascal, antes de se começar a acender as velas do altar acende-se o Círio Pascal, que será extinto após apagadas todas as velas do altar. Para acender as velas usa-se convenientemente uma mecha ou pavio, e não diretamente um isqueiro ou fósforo.

Peça ao Universo que atenda o seu pedido, repetindo diversas vezes mentalmente o que deseja. Deixe a vela consumir somente a cor correspondente ao dia da semana. Quando isso acontecer, apague. 3º – Repita esse processo sucessivamente durante 7 dias, até que se consumam as 7 cores da sua vela.

A vela representa o princípio criador: a luz do sol, que dá vida a tudo, e favorece a transmutação das energias, isto é, transforma a energia dos pedidos na concretização dos mesmos, dando-lhes força e calor. É por esse motivo que mesmo os rituais mais simples incluem, quase sempre, uma vela acesa.

O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo.

círio pascal

Na liturgia, a luz das velas e, sobretudo do círio pascal é o símbolo de Cristo Ressuscitado.

O altar é o centro da celebração Eucarística; é, também, a mesa do Senhor, onde acontece o Santo Sacrifício e todo o povo de Deus é convidado. Deve ser feito de material nobre, de preferência de pedra natural ou outros materiais dignos, sólidos e artisticamente trabalhados.

Cores de Velas e seus Significados
Vela rosa: atrai amor, relacionamentos e paz. Vela roxa: é a vela da espiritualidade, ideal para se proteger e transformar tudo o que há de negativo, em positivo. Vela branca: atrai boas energias, por isso é comumente usada para qualquer pedido positivo.

Altar - mesa fixa, destinada à celebração eucarística. É o lugar onde se renova o sacrifício redentor de Cristo. De acordo com as normas da liturgia, cada altar conserva, numa cavidade especial, grãos de incenso, relíquias de santos e um documento de consagração assinado pelo bispo.

As imagens são lícitas, mas podem acarretar o perigo de exageros e abusos na piedade católica. Consequentemente as autoridades da Igreja sempre cuidaram do assunto.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço. Religiões como budismo ou hinduísmo geralmente possuem imagens e quadros coloridos, o que contribui para a decoração”, exemplifica.

Sobre o Altar, que sempre está coberto com uma toalha branca no momento da Celebração Eucarística, antes da apresentação das oferendas, se estende o corporal, alfaia sobre a qual serão dispostos os cibórios com a hóstias, o cálice com a água e o vinho, e a patena com a hóstia grande do celebrante.

E devido à maneira como o esqueleto está interligado, cruzar as pernas também pode causar desalinhamento da coluna e dos ombros. A posição da cabeça pode potencialmente ficar desalinhada devido a mudanças nos ossos do pescoço, uma vez que a coluna compensa para manter o centro de gravidade acima da pélvis.

Os sete braços do candelabro designavam aos sete arcanjos superiores e outras vezes apareciam representados como os planetas e o sol que tinham à sua volta os signos do Zodíaco e as estações do ano, mais uma vez num esforço de os tornar o mais próximo possível da representação do cosmos.

A Menorah era colocada de fronte para a mesa dos pães da proposição, à esquerda de quem entrava na sala. Toda essa mobília tinha um significado específico na adoração do Antigo Testamento e seu cuidado estava entre as funções sacerdotais.

Tudo sobre a menorah, o candelabro
Tradicionalmente uma vela é acesa para cada noite de Hanukkah, assim no oitavo dia todas as velas estarão acesas.