Quando se preocupar com um hematoma?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

O médico deve ser consultado quando surgem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo. Também é preciso se atentar caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).

Logo após (se a batida for mais forte), a lesão começa a ter a aparência roxa e são as hemácias que resultam nessa coloração. Essa é a primeira fase após a ruptura dos vasos e quanto mais sangue passa na área atingida mais escura será a coloração do hematoma. Esse estágio dura de 4 a 7 dias.

Evolução do hematoma
Nos primeiros dias devido a presença de hemoglobina sem oxigênio a lesão fica vermelho-azulada. Após 3 a 6 dias a hemoglobina é degradada e ocorre a formação de biliverdina, atribuindo à lesão a cor azul-esverdeada.

Quando ocorre uma batida, ainda que a pele não tenha uma lesão externa como um corte uma ferida, alguns vasos sanguíneos internos podem se romper internamente, levando o sangue contido neles a se espalhar ao redor da região atingida e levando a sua característica principal de uma coloração forte.

O hematoma subdural é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio. Esta condição é uma emergência médica e deve ser tratada imediatamente.

Quando os hematomas acometem os órgãos vitais, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico, como a drenagem.

Em geral, quanto mais cedo você aplicar gelo após a lesão, menor sangramento irá resultar, impedindo que o hematoma se espalhe. Para hematomas com mais de 48 horas, é recomendável aplicar compressas de água quente para dissolver os coágulos formados e melhorar a circulação do sangue.

Exames

  1. Hemograma completo. ...
  2. Esfregaço de sangue periférico (teste de uma amostra de sangue ao microscópio para verificar se as células sanguíneas estão danificadas, são anormais ou imaturas)
  3. Tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial (TTP), que medem a atividade dos fatores de coagulação sanguínea.

A diferença entre equimoses e hematomas é que a primeira ocorre depois do rompimento de vasos superficiais e deixa somente a marca na pele, sem dores ou protuberâncias. Já o segundo, ou seja, o hematoma, aparece depois dos vasos sanguíneos profundos serem rompidos, geralmente causando inchaço e dores.

Gelo: O abaixamento da temperatura provoca um aumento da viscosidade do sangue com uma redução do fluxo e uma redução de permeabilidade vascular na zona de lesionada. Este efeito fisiológico induzido pelo frio é os mecanismos chave na redução do edema devido ao aumento do diâmetro venoso e a reação inflamatória.

Em casos onde o hematoma aparece sem a ocorrência de pancadas ou o tamanho parece desproporcional ao trauma sofrido, principalmente se vier acompanhado por sangramentos de nariz e boca, pode indicar que algo mais grave está acontecendo. Logo, é importante buscar por ajuda médica especializada imediatamente.

Vermelho: A primeira cor que aparece é o vermelho. Isso se dá devido ao sangue vazando nos tecidos. Azul: Dentro de algumas horas, o sangue que vazou começa a perder o oxigênio que ele estava carregando. Quando isso acontece, a mancha torna-se mais azul ou roxa.

Isso acontece por conta da evolução natural do processo de cura da lesão.

  • Primeira fase: vermelho. ...
  • Segunda fase: azul ou roxo. ...
  • Fase final: verde e amarelado. ...
  • Dá para evitar o hematoma? ...
  • Sinal de alerta.

Hirudoid age nos quadros clínicos e processos em que é necessária uma ação antiinflamatória, antiexsudativa (que impede a transpiração), anticoagulante, antitrombótica (que reduz a formação de coágulos sanguíneos) e fibrinolítica (que dissolve os trombos sanguíneos).

Os hematomas que observamos na pele após pancadas ou coletas de sangue, por exemplo, são formados pelo sangue que extravasa de pequenos vasos sanguíneos e não apresentam riscos à saúde, pois, geralmente, são pequenos, restritos ao local do trauma e deixam de crescer sozinhos, já que ocorre a coagulação.

A melhora dos sintomas pode ser observada, geralmente, a partir de dois dias de uso do produto. Modo de usar: Aplicar uma camada de Hirudoid Gel sobre a região afetada, espalhando suavemente três a quatro vezes ao dia ou mais, de acordo com a necessidade e indicação médica.

Separar delicadamente a pele e o pericôndrio sobrejacente do hematoma e da cartilagem subjacente utilizando um hemostato ou outra ferramenta. Evacuar completamente o hematoma. Irrigar a bolsa do hematoma com soro fisiológico estéril normal. Secar a área usando gaze.

Quando ocorre na pele, aparecem aqueles “roxinhos”, que muitas vezes são chamados, erroneamente, de hematomas, mas dependendo do tamanho, tecnicamente eles podem ser classificados como: equimoses, petéquias e púrpuras.