Quando se preocupar com dor no rim?

Perguntado por: dmonteiro3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma boa forma de saber se o seu problema é dor muscular ou dor no rim é avaliar se existem outros indicadores de insuficiência renal aguda ou crônica. O quadro agudo pode causar, por exemplo, a desidratação. Já o quadro crônico costuma ser caracterizado por anemia e neuropatia.

A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Procure um médico imediatamente. Um urologista pode investigar a causa e gravidade do cálculo renal. A partir do diagnóstico, a dor poder ser controlada com medicação anti-inflamatória e analgésicos, e é possível definir o tratamento ideal para a eliminação das pedras.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias.

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Os sintomas da pielonefrite começam geralmente com calafrios repentinos, febre, dor lombar em qualquer um dos lados, náuseas e vômitos. (infecção da bexiga) incluindo micção frequente e dolorosa.

Uma crise de cólica renal provoca uma dor tão intensa na região inferior e lateral das costas que, em grande parte dos casos, os pacientes precisam se dirigir ao hospital imediatamente para saná-la. Contudo, para evitar todo esse sofrimento, é preciso saber o que fazer na hora de uma crise dessas.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

As clínicas particulares cobram em média de R$ 80 a R$ 120, dependendo da região do país. Os procedimentos que utilizam tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem ser mais caros devido ao alto nível de detalhe que podem fornecer.

Os rins ficam abaixo da caixa torácica de cada lado da coluna e apoiam-se nos músculos das costas, o que significa que às vezes pode ser difícil distinguir entre dor nas costas e dor nos rins.

Dor nas costas em baixo
A famosa dor lombar, próxima ao cóccix, é um indicativo de má postura, cansaço e sedentarismo. Pode ser um sintoma de hérnia de disco se acompanhado com mais agravantes.

Doenças neuromusculares, neoplasias e até mesmo distrofias podem causar dor nas costas, mesmo em repouso. Problemas pulmonares, no coração (infarto) ou nos rins (cálculos renais) podem irradiar dor nas costas e costumam estar associadas com outros sintomas.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Normalmente, essa posição é de lado, podendo ser o esquerdo ou o direito, dependendo de qual dos rins esteja afetado. Seja qual for a posição, em um Maxflex você dorme com muito mais conforto.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Se você sente necessidade de urinar com frequência, mesmo sem ter alterado a sua rotina de hidratação, esse pode ser um sinal de pedra nos rins. Essa mudança na frequência urinária pode indicar uma alteração no trato urinário, como um cálculo que começou a se deslocar para a bexiga, mesmo que pequeno.

Os sintomas que podem acompanhar a cólica renal são: dor intensa na lateral do corpo entre as costelas e o quadril ou na parte inferior do abdômen1; dor que se espalha para as costas ou virilha1; náusea ou vômito1.