Quando se preocupar com a moleira do bebê?

Perguntado por: otavares5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação. Em ambas situações, a avaliação do pediatra é muito importante.

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

O que não pode ser feito em nenhuma hipótese é apertar ou causar traumas nesta área da moleira, pois essa é a região mais sensível do seu pequeno. No momento do banho, seja sempre cuidadoso ao lavar a cabecinha do bebê, tanto com a parte da frente, quanto a de trás.

Sintomas de desidratação em crianças

  1. A moleira estiver afundada.
  2. Os olhos ficarem afundados.
  3. Não houver lágrimas ao chorar.
  4. A boca está seca.
  5. O volume de urina está baixo.
  6. O bebe está menos alerta e menos ativo (letárgico).

Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com as moleiras do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.

Agora, a moleira funda significa que o bebê está desidratado e precisa de água, isso acontece principalmente em dias quentes. Então, se você observou que o seu filho não está fazendo tanto xixi e que a moleira está funda, o ideal é hidratá-lo com água e evitar sair em dias de muito calor.

Um abaulamento da fontanela é uma curva suave para fora (externa) da moleira ou fontanela de um bebé.

“No banho, devemos lavar com cuidado, passando a mão, sem fazer força.” O ideal, diz Silvana, é segurar a cabeça da criança por trás com uma mão e com a outra passar o xampu suavemente. Depois, fazer uma espécie de concha com a mão para jogar a água delicadamente e retirar o produto.

Já a parte de trás da cabeça demora mais ou menos 2 meses. Esse tempo pode variar um pouco, mas a criança já terá a sua cabecinha dura até os 2 anos de idade. Se a moleira fechar antes do tempo “normal”, quando o bebê estiver com 4 ou 4 meses, isso poderá causar certas dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Depende da idade, do peso, do distúrbio causador e da quantidade de líquido perdida. Por exemplo: um bebê de 1 mês, excessivamente agasalhado em um dia de calor, pode ficar desidratado em apenas uma hora. Já uma criança de 1 ano que tenha vomitado três vezes e evacuado outras três, estará desidratada em um dia.

Bebê hipoativo
Bebê hipoativo é o bebê mais quietinho, dorme muito, chora pouco, só vai ao seio se estimular bastante, não suga de modo eficaz, vai ao seio e dorme. Você se identifica com essas características? Esses bebês merecem muita atenção. E acompanhamento de perto.

Posso passar a mão na moleira do bebê? Essa região da cabeça da criança ainda vai se desenvolver e “firmar”. Logo após o nascimento, as moleiras são delicadas e por isso, não se deve fazer pressão nesta parte do corpo.

Mede cerca de 1 a 3 centímetros ao nascer, mas pode ser maior ou menor.

Alguns reflexos ficam por mais tempo, como o de Moro, em que a criança, sentindo-se desequilibrada ou assustada por um ruído forte, joga a cabeça para trás e estica braços e pernas. Isso até os 5 meses. Mais do que uma exibição de habilidades para os pais, os reflexos são fonte de pesquisa para os pediatras.

Bebês maiores devem ser estimulados a tomar água frequentemente e consumir frutas e alimentos com maior quantidade de água. Nos dias muito quentes também indica-se aumentar a frequência dos banhos e deixar as crianças com roupas leves, evitando o suor excessivo.

"A depressão da fontanela está relacionada com a desidratação", confirma a pediatra Maria Esther. Se a moleira estiver inchada, pode se tratar de uma infecção, que deve ser pesquisada. Na criança saudável, ela se apresenta plana e levemente resistente ao toque.

Como a moleira está no topo da cabeça da criança, é fácil saber quando ela está irregular. Uma das alterações é nomeada “moleira alta” ou “moleira inchada”. Normalmente, a moleira fica no mesmo nível que o resto da cabeça do bebê, mas quando ela está saltada pode ser um indicativo de alterações na pressão cerebral.

Sinais e sintomas
Pode ter a pele amarela (icterícia) e muito seca. Tem menos urina e dejecções (estas podem ser ainda escuras como as do nascimento) e perdeu muito peso - ainda não recuperou o peso do nascimento aos 10 dias de vida e/ou continua a perder peso.