Quando se preocupar com a gripe do bebê?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 4 votos

Quando se preocupar com a gripe do bebê? Você deve se preocupar quando os sintomas não melhorarem mesmo após seguir as orientações médicas e fazer a medicação correta. Além disso, é preciso ficar de olho no tempo de recuperação.

Quais os sintomas de gripes em bebês?

  • Febre alta e repentina;
  • Prostração, abatimento e moleza;
  • Dores no corpo e irritabilidade;
  • Desconforto gastrointestinal, como náuseas, vômitos e diarreia;
  • Dificuldade em se alimentar;
  • Calafrios;
  • Tosse;
  • Coriza e congestão nasal.

Veja o que pode ser feito para diminuir o desconforto e melhorar a gripe em bebês!

  1. Mantenha o repouso. ...
  2. Reforce a hidratação. ...
  3. Utilize um umidificador de ambiente. ...
  4. Utilize solução isotônica para desobstrução nasal. ...
  5. Cuide bem da alimentação. ...
  6. Uso de medicamentos com recomendação médica. ...
  7. Evite visitas e exposição.

Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.

PNEUMONIA EM CRIANÇAS – quais sinais e sintomas podem indicar a presença da doença?

  1. Febre com duração maior de três dias, elevada e persistente;
  2. Respiração rápida;
  3. Queda do estado geral – a criança fica prostrada.

E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Quando a criança respira bem, sem dificuldade, após a limpeza nasal, é provável que seja um resfriado. Quando a criança apresenta dificuldade na respiração, este pode ser um sinal da bronquiolite. Além disso, pode-se observar em quadros mais graves a retração subcostal e batimento de asa de nariz.

No entanto, se após os primeiros cinco dias, o bebê gripado continue apresentando febre alta, acima de 38º C, tosse incessante e pulmões com catarro, o nível de preocupação é elevado e é essencial levá-lo ao pediatra para avaliação médica.

Dê um banho de água morna:
Além do risco de choque térmico, o corpo da criança entenderá a mudança de temperatura como um sinal para produzir mais calor, agravando ainda mais a febre. Prepare um banho de água morna com cerca de 2 graus abaixo da temperatura do bebê.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Ele vai acordar várias vezes por causa do nariz entupido, e o colo costuma ser a melhor solução. Dormir na posição horizontal pode deixá-lo mais congestionado ainda, portanto tente mantê-lo com a cabeça mais elevada, no colo ou no carrinho.

Sintomas de bronquiolite infantil

  • nariz escorrendo;
  • tosse;
  • febre;
  • respiração curta ou dificultada;
  • assovio no peito ao respirar;
  • congestão nasal.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Fique atento aos sintomas: na pneumonia, a febre é mais persistente e costuma durar mais tempo, o cansaço é maior e as tosses podem acompanhadas de dor. Na pneumonia a criança geralmente fica bem mais prostrada e a respiração ofegante e acelerada, mesmo na ausência de febre.

3. Bronquite

  1. Catarro claro, cinza-amarelo, branco ou verde, com ou sem sangue;
  2. Tosse com catarro ou seca;
  3. Problemas para respirar;
  4. Chiado ao respirar;
  5. Desconforto no peito;
  6. Febre;
  7. Inchaço nas pernas;
  8. Falta de apetite.

A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.