Quando se perde massa muscular?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Por volta dos 30 anos, em média, o ser humano começa a sofrer a perda fisiológica da massa muscular, o que se intensifica após os 50 anos. No entanto, quando há um quadro de doença envolvido, o processo é mais agudo e mais intenso, podendo levar a quadros de fragilidade que podem comprometer a qualidade de vida.

Alguns estudos mostram que você pode começar a perder músculos após uma semana de inatividade – se você não conseguir se movimentar, pode perder até 1 kg. Outro estudo mostrou que mesmo se você não estiver acamado, o tamanho do músculo diminui em aproximadamente 11% após dez dias.

O evento é conhecido como sarcopenia, uma síndrome caracterizada pela redução de força e massa muscular. Ela pode se iniciar a partir dos 30 anos, e aos 50 anos ela se intensifica.

Atrofia neurogênica
É uma das formas mais graves de perda de massa muscular e ocorre justamente quando existe uma lesão em um nervo que se conecta a um músculo. Isso pode acontecer por conta de um trauma ou em decorrência de doenças, como a esclerose lateral amiotrófica, alguma neuropatia ou a poliomielite.

5 hábitos para recuperar massa muscular
Beber água, pelo menos 2 litros por dia (o ideal, 40ml por Kg de peso); Fazer suplementação quando necessário e indicado por nutricionista; Dormir bem, em quantidade e qualidade de sono - Durante o sono, o hormônio GH, do crescimento, é liberado.

baixo consumo de água; tabagismo; sono irregular; consumo excessivo de álcool.

Quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular?

  1. Whey protein. Esse suplemento traz uma grande quantidade de proteínas, todas com um alto valor biológico, pois elas são retiradas do soro do leite. ...
  2. BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) ...
  3. Creatina. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Albumina. ...
  6. Cafeína.

Se você quer alcançar a hipertrofia muscular, precisa se dedicar aos seus treinos de musculação, se exercitando 2 a 6 vezes na semana. Caso você treine menos do que isso, as adaptações voltam à estaca zero. Portanto, se você mantiver uma regularidade para se exercitar, mais rápido verá os resultados.

pálpebras

Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

ortopedista

A perda de massa muscular ou sarcopenia está relacionada a alterações fisiológicas que ocorrem como consequência do processo de envelhecimento. O problema, muitas vezes, é associado também a perda óssea, deixando clara a importância de um tratamento completo com médico do esporte, ortopedista e nutrólogo.

Quais são os sintomas de sarcopenia? Os sintomas aparecem ao longo dos anos, como fraqueza ao subir níveis ou realizar longas caminhadas, dificuldade ao pegar objetos, perda de força para levantamento de peso. Além disso, quedas e perda de equilíbrio também podem ser características.

O diagnóstico da sarcopenia, geralmente, é feito por um médico clínico geral ou por um geriatra, já que a doença é mais comum na terceira idade.

Por isso, vale incluir no cardápio alimentos como ovos, queijos de todos os tipos, iogurtes, Whey Protein, proteína vegetal em pó, tofu e quinoa. A médica diz que para ganho de massa muscular e diminuição da flacidez de quem malha no horário matutino, tomar o café da manhã é uma boa opção antes ou depois do treino.

vitamina D

A vitamina D, então, auxilia no processo de “cura” indiretamente, já que é importante na constituição de células do tecido muscular que sintetizarão as proteínas regeneradoras durante a atividade física. Essa regeneração é o que leva ao aumento da massa muscular.

Alimentos que ajudam a ganhar massa muscular
Para alcançar esse objetivo, é preciso consumir alimentos de todos os grupos, e quanto mais variados, melhor. Ela dá algumas dicas: Alimentos que fornecem bom teor de proteínas: carnes, peixes, ovos, frango, queijo, leite, iogurte.

A creatina é outro suplemento que pode ajudar no aumento de força, resistência e, claro, ganho muscular. Acontece que, assim como o Whey Protein, ela faz com que as células musculares trabalhem com mais energia. O resultado é uma resistência maior aos treinos e menos fadiga muscular.

Para o tratamento da fraqueza muscular é importante ter uma rotina de atividades físicas, como caminhada, corrida ou musculação – pelo menos, 2 a 3 vezes por semana. Em caso de pacientes acamados, o ideal são exercícios na cama para manter os músculos ativos e saudáveis.

Isso ocorre porque durante o dia a cartilagem entre os ossos é esmagada e comprimida. O único músculo que nunca se cansa é o coração.

Sarcopenia é uma palavra de origem grega que significa “perda de carne” e foi reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde (CID-10M62.84) desde 2016. Trata-se de uma condição definida pela perda de massa e função do músculo esquelético.