Quando se iniciou o consumismo?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Essa postura consumista surgiu a partir da Revolução Industrial no século XVIII, de forma que os processos industriais possibilitaram o aumento da produção e, consequentemente, do consumo de produtos.

Thorstein Veblen

O termo é muitas vezes associado à crítica do sociólogo e economista Thorstein Veblen, à cultura de massa e à indústria cultural. O conceito mais antigo de "consumo conspícuo" tem origem na virada do século XX nos escritos de Veblen.

O consumo refere-se à apropriação de algo com o objetivo de sanar uma necessidade inerente à sobrevivência. Já o consumismo se refere a um comportamento de consumo que extrapola a necessidade. O modelo de sociedade atual tem criado cada vez mais recursos de incentivo a esse comportamento consumista.

A publicidade e o marketing, aliados a alienação geral das pessoas, são considerados os maiores vilões atuais, estimuladores do consumo exagerado e da consequente devastação do meio ambiente, que ocorre de várias formas na medida em que mais matéria-prima é extraída dos meios naturais e na medida em que mais e mais ...

Os Estados Unidos da América foram o primeiro país em que se verificou a sociedade de consumo, já após a Primeira Grande Guerra (numa euforia que foi fortemente abalada pela Grande Depressão), mas sobretudo após a Segunda Guerra Mundial.

A sociedade de consumo tem origem na Revolução Industrial, pois, até aí, predominavam a produção tradicional de tipo familiar para autoconsumo e a oficina medieval que produzia, principalmente, por encomenda.

O QUE CAUSA O CONSUMISMO? O consumismo não tem uma causa específica. Esse comportamento é motivado por uma série de fatores que envolvem desde a mídia até as táticas de propaganda utilizadas por organizações empresariais.

ouvir: O Consumo nos Lares Brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou 2022 com alta de 3,89%% na comparação com o ano anterior. No último trimestre, o indicador permaneceu em patamar acima de 3%, com altas acumuladas em outubro (3,02%), novembro (3,52%), dezembro (3,89%).

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) congrega Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades civis de defesa do consumidor, que atuam de forma articulada e integrada com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam fundo na mente humana.

O consumismo é um comportamento em que o indivíduo tem desejo e impulso por realizar compras que, por muitas vezes, são supérfluas ou desnecessárias. Essa questão acaba por impactar toda a sociedade, já que tal prática é estimulada por propagandas e variados métodos de venda de um produto.

7 dicas para evitar o consumismo e as compras por ansiedade

  1. Entenda o motivo por trás de cada compra. ...
  2. Controle seu orçamento. ...
  3. Foque nas suas metas financeiras. ...
  4. Adie as compras. ...
  5. Aposte no consumo colaborativo. ...
  6. Planeje suas compras. ...
  7. Separe o “ser” do “ter”

A ociosidade que tem acontecido para muitas pessoas durante a pandemia é um dos principais motivos para compras desnecessárias. Isso porque, com as restrições das saídas, temos um período maior de tédio que pode nos levar a preencher esse tempo com compras online.

A pessoa com comportamento consumista costuma ter muitos problemas financeiros. Em determinado momento ela começa a gastar mais do que ganha e transforma a vida financeira em um caos. Nesse caso, é impossível economizar, guardar dinheiro e alcançar objetivos que não sejam comprar.

O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes excluímos pessoas e as julgamos pelo simples fato de ela não possuir tal objeto ou não estar com “roupas da moda”.

O consumismo é um fenômeno social estimulado pela sociedade capitalista devido à sua capacidade de movimentar a estrutura econômica e, desse modo, garantir o funcionamento das engrenagens de consumo. Contudo, ele também constitui um aspecto característico de subjetividades fragilizadas.

Tipos de consumo

  • Consumo essencial e supérfluo.
  • Consumo individual e coletivo.
  • Consumo privado e público.
  • Consumo final e intermédio.
  • Consumo sustentável.