Quando se inicia o processo de envelhecimento?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.

O fato é que o organismo está mais frágil e suscetível a doenças. São raros os idosos que não necessitam de cuidados, mesmo que sejam mínimos, pois ter mais dificuldades no dia a dia é um dos principais sinais de velhice. Por outro lado, ficar mais velho não é, necessariamente, sinônimo de sofrimento.

Para saber cuidar de cada problema corretamente, descubra as 3 fases do envelhecimento e confira como e em que idade acontece cada uma delas.

  • fase: linhas de expressão e perda de luminosidade. ...
  • fase: rugas marcadas e início da perda de firmeza. ...
  • fase: perda de densidade e do contorno facial.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele.

É necessário destacar que o processo de envelhecimento se dá por toda a vida, do nascimento até a morte, assim a partir do nascimento estamos envelhecendo, já a velhice é uma construção social, demarcada como a última fase da vida, carregada de preconceitos e mitos.

Segundo a OMS, a terceira idade tem início entre os 60 e 65 anos. No entanto, esta é uma idade instituída para efeitos de pesquisa, já que o processo de envelhecimento depende de três classes de factores principais: biológicos, psíquicos e sociais.

O envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.

As mudanças na pele ocorrem em parte porque o colágeno (um tecido duro e fibroso que deixa a pele forte) e a elastina (que torna a pele flexível) passam por alterações químicas e se tornam menos flexíveis; além disso, com o envelhecimento, o corpo produz menos colágeno e elastina.

Telômeros, que ficam mais curtos à medida que envelhecemos, são pacotes de DNA encontrados no fim do cromossomo em todas as células e cuidam da proteção, replicação e estabilização das pontas dos cromossomos.

São conhecidas como “7 quedas da face”, sendo elas: SOBRANCELHA, PÁLPEBRA SUPERIOR, PÁLPEBRA INFERIOR, SULCOS NASOGENIANOS, CANTOS DA BOCA, MÚSCULO PLATISMA (pescoço) E PONTA NASAL.

A partir desses dados, o estudo chegou aos seguintes tipos de envelhecimento: imunológico, renal, hepático e metabólico.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  1. COGNITIVO. “Além dos jogos simples como baralho, dominó, sudoku, é preciso que os idosos aceitem pequenos desafios diários e aprendem algo novo todos os dias. ...
  2. SOCIAL. ...
  3. FÍSICO. ...
  4. APRENDIZAGEM.

As fases da vida
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

Por volta dos 25 anos de idade

Por volta dos 25 anos de idade, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar aparentes na superfície da pele. Primeiro surgem as linhas finas e, com o tempo, as rugas, a perda de volume e de densidade começam a ficar visíveis.

Acreditava-se, há 20 anos, que o cérebro começava a envelhecer muito antes de um ser humano atingir a idade adulta. Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece.