Quando se inicia a Pré-menopausa?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

A pré-menopausa é o período entre 3 a 7 anos que precede a menopausa. Isto é, são os últimos anos fértil da mulher. A menopausa, seja ela precoce ou não, é o período em que ocorre a última menstruação da mulher. Por fim, o climatério é a fase que envolve a pré-menopausa e os primeiros anos após a menopausa.

A perimenopausa é o primeiro estágio do climatério e antecede a menopausa. Neste estágio, as mudanças endocrinológicas, biológicas e clínicas, características desse período, se iniciam. A perimenopausa é marcada por uma queda gradual do estrogênio, que é o principal hormônio feminino produzido pelos ovários.

Umas das principais características que a mulher percebe quando está entrando na menopausa, são os episódios de menstruação irregular, devido às alterações hormonais bruscas, essa fase se caracteriza pela pré-menopausa.

FASE PRÉ MENOPAUSA
Também é comum ocorrer sangramento menstrual excessivo e irregular durante este período. A grande diferença é que na fase da pré menopausa, devido à mulher não voltar a menstruar e produzir progesterona, há possibilidade de alterações de linhagem maligna no endométrio.

Gravidez na pré-menopausa
Ainda assim, a taxa de gravidez nessa fase é bastante baixa. A partir dos 35 anos de idade, as chances de uma mulher engravidar de forma natural é de cerca de 10%. Dos 40 em diante, essa taxa cai para 5%.

FSH. Esse é feito com base em amostras de sangue. O FSH (Hormônio Folículo-Estimulante) tem como principal função estimular a maturação dos óvulos no período fértil. Os valores variam de acordo com o ciclo menstrual e idade da mulher.

O FSH é o hormônio que controla o ciclo menstrual e estimula a produção de óvulos durante a idade fértil. Na análise, alto nível de FSH no sangue (30,0 UI/L) significa que a função ovariana e a fertilidade diminuíram. Essas características indicam que a menopausa está começando.

Ondas de calor repentinas; Secura vaginal, podendo gerar coceira; Diminuição do tamanho dos seios; Dor nas articulações.

Provoca inchaço, calor, limitação dos movimentos, rangidos e rigidez articular (quando a pessoa fica muito tempo sentada em uma cadeira, por exemplo). Outro problema que passa a ser percebido mais comumente no climatério é a fibromialgia, uma dor muscular generalizada e crônica.

Durante a menopausa, o corpo da mulher sofre muitas mudanças, incluindo uma diminuição do estrogénio que resulta num maior armazenamento de gordura, principalmente na região do abdómen. Essa gordura visceral ou abdominal não só é deselegante, como não é saudável e é mais difícil de perder.

Atinge apenas 1% das mulheres antes dos 40 anos. A maioria das mulheres entra na menopausa entre 45-55 anos – 50 anos é o auge – às vezes um pouco antes ou depois, mas essa é a média. Só se considera menopausa precoce quando a menstruação vai embora de vez antes dos 40 anos e para nunca mais voltar.

Diminuição do estrogênio - a redução na produção do hormônio sexual estrogênio já na fase que antecede a menopausa altera o equilíbrio metabólico e predispõe ao acúmulo de gordura, especialmente na região da barriga. O estrogênio regula diretamente as distribuições de adiposidade por meio de receptores de estrogênio.

Pode aparecer em sua roupa íntima ou, se você usar uma, em seu absorvente íntimo. A cor do sangramento durante a menopausa pode variar de claro (cinza-rosado) a marrom ou até mesmo se assemelhar a um período regular.

Então não desista da sua vida sexual. E apesar das alterações hormonais e da perda da libido, a capacidade da mulher sentir prazer ainda existe, só precisa de um empurrãozinho. As mulheres têm a capacidade de ter orgasmo por toda sua vida, e isso não envelhece.

As mulheres que estão na menopausa normalmente têm corrimento vaginal mínimo como resultado de níveis mais baixos de estrogênio. Em mulheres que estão na pré-menopausa, é normal ter cerca de meia a uma colher de chá (2 a 5 mL) de corrimento vaginal branco ou claro, espesso, semelhante a muco e principalmente inodoro.

Os fluxos menstruais, geralmente, se encerram definitivamente na menopausa, entre 45 e 55 anos de idade. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce.

O que a dor pélvica pode significar em mulheres mais velhas
Isso acontece pois com a menopausa a concentração do hormônio estrogênio diminui, o que enfraquece diversos tecidos, entre eles a bexiga, assim fraturas e infecções na bexiga acontecem com maior frequência.

Embora durante a menopausa a mulher já não consiga produzir óvulos de forma natural, seu útero ainda pode ser viável para abrigar uma gestação. Para tanto, existem duas opções de tratamentos viáveis: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados.