Quando se inicia a lide?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 19 votos

1. O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.

A denunciação da lide é uma forma de intervenção provocada em que o terceiro (denunciado), que mantém um vínculo de direito com a parte (denunciante), é chamado para litigar em conjunto com o denunciante, que contém contra o denunciado uma pretensão indenizatória, de reembolso, caso seja condenado.

O que é "Lide?" A lide é um termo jurídico que descreve a controvérsia central que leva ao início de um processo judicial. Em termos simples, é o conflito de interesses que precisa ser resolvido pelo poder judiciário.

A composição da lide é um interesse não só das partes envolvidas, dos interessados, mas principalmente é um interesse público. Para que haja a solução da lide, teremos a atuação da lei no caso concreto, que será feita pelos órgãos adequados.

Enquanto na relação jurídica há coordenação de vontades, e, dessa forma, se compõe o conflito intersubjetivo, na lide, ao contrário, aquelas se contrastam, tornando-se necessário, para que haja paz social, que se componha o conflito, através do processo.

1. O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.

Lide flash: esse tipo de lide é usado para abrir um texto com uma frase impactante. Normalmente, é uma frase curta que é utilizada para causar um efeito dramático e chamar a atenção para a notícia. Lide narrativo: tem uma disposição de eventos que conduzem ao clímax dos fatos.

Lide. É o conflito de interesses, qualificado pela pretensão de uma parte e a resistência do outro. Quando as duas partes pensam que estão certas. Um terceiro, normalmente um juiz, resolve o conflito, diante das regras do ordenamento.

Min. Sidnei Beneti, julgado em 22/10/2013). “[...] A denunciação da lide só deve ser admitida quando o denunciado está obrigado, pela lei ou contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda”.

355, inciso I do Código de Processo Civil dispõe que o juiz julgará antecipadamente o pedido, proferindo sentença com resolução de mérito, quando não houver necessidade de produção de outras provas.

Manifestação expressa do réu, discordando da modificação do pedido inicial.

02) lide é “um conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida”. Dessa conceituação se abstrai dois elementos: o “interesse” e a “pretensão”.

O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que é responsável por “guiar” o leitor, apresentando as informações mais relevantes ou o próprio clímax da história. Comumente, o lide responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.

Segundo a maioria dos autores, a lide é “temerária” sempre que aquele que deu causa à ação tenha atuado de modo imprudente, sem justa causa de litigar, distinguindo-se, assim, da lide verdadeiramente dolosa, em que existe má-fé substancial direta.

Vista ao MP: Significa que o Ministério Público foi intimado a se manifestar no processo. Recebidos Autos ou Retornados Autos: Significa que o processo foi devolvido e que agora está disponível na secretaria ou no cartório.

Instala-se a conscientização, na sociedade atual, de que a conciliação, a mediação e a arbitragem são técnicas eficazes de solução de conflitos. Isto, fortalece a confiança, não só pela celeridade com que resolve a demanda, mas também, pelo estado psicológico de paz que envolve os litigantes.

Os conflitos são o oposto da cooperação e estão inerentes à natureza humana, sendo assim uma coisa é certa: eles acontecem e sempre irão acontecer! Quando há conflitos nas relações é porque acontecem divergências de objetivos, interesses e/ou recursos, podendo acontecer entre duas pessoas ou entre grupos.

4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer

  1. 1 – Colaborar para resolver os problemas. Colaborar é a técnica de gerenciamento de conflitos mais produtiva. ...
  2. 2 – Suavizar a situação. ...
  3. 3 – Atue como um mediador. ...
  4. 4 – Deixe claro que estão em um ambiente profissional.

A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.

Continuar lendo Como se faz um lide?