Quando se inicia a crise dos 3 meses?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos! Se você é uma mamãe de primeira viagem, dizemos isso porque, via de regra, as crianças mudam o seu comportamento a cada 3 meses até completar 1 ano. Esses períodos são conhecidos como as crises dos 3, 6, 9 e 12 meses.

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.

3° salto – +-3 meses
O bebê já vai conseguir acompanhar o objeto com os olhos e com a cabeça. Nessa fase, eles choram mais alto do que antes, e podem começar a chupar o dedo.

Gritos, birras e choros incessantes passam a fazer parte do seu comportamento. Essa fase é chamada pelos pais e pediatras de “crise dos 2 anos” ou “terrible two” (“terrível dois”, em tradução livre). Ela não é mito e faz parte do desenvolvimento do bebê. Nessa hora, é necessária uma boa dose de paciência dos pais.

A vontade de acolher o bebê e acalmá-lo é grande, e quando quase nada dá certo, é normal o desespero bater à porta. Sendo assim, respire e o coloque em seu colo; se estiver amamentando, dê peito, pois é onde ele encontra seu refúgio e se acalma – não crie nele um momento desconfortável.

Já um bebê de 3 meses dorme de 14 a 16 horas por dia. Todo esse tempo de sono pode ser quebrado em períodos de 7 a 8 horas à noite e outras 7 a 9 horas durante o dia. Recém-nascidos dormem muito! Mas não espere que o bebê passe todo esse tempo dormindo ininterruptamente.

Recém-nascido até 3 meses
Em suma, eles costumam dormir oito a doze horas à noite e o resto do sono ocorre durante dois a cinco cochilos diurnos (podendo variar de bebê para bebê).

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Como identificar salto de desenvolvimento nos bebês?

  • Maior irritabilidade. ...
  • Choro sem motivo aparente. ...
  • Mais apego com os pais e cuidadores. ...
  • Dificuldade para pegar no sono. ...
  • Mais acordadas durante a noite. ...
  • Mudanças no apetite.

Os saltos de desenvolvimento são fases de rápido desenvolvimento neurológico, nos quais o bebê adquire novas habilidades como sorrir, reconhecer pessoas, segurar objetos, rolar, sentar, entre outros. Para adquirir uma nova habilidade, a criança passa por muitas tentativas e repetições.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica.

Os nossos estudos de bebés com um a seis meses, amamentados exclusivamente, mostram que tipicamente mamam entre 4 a 13 vezes por dia, entre 12 minutos e cerca de 1 hora em cada sessão de alimentação.

A “hora da bruxa” é um momento do dia em que um bebé (mesmo estando antes super feliz) entra num período extremamente agitado, o que ocorre normalmente com frequência diária no fim da tarde ou noite. Normalmente nesta hora nada do que costuma acalmar o bebé durante o dia parece funcionar…

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Dos 0 aos 6 meses
A alimentação do bebê nos primeiros 6 meses, deve ser feita somente com leite materno, ou fórmula infantil. O leite materno fornece todos os nutrientes que o bebê precisa e deve ser oferecido sob livre demanda, ou seja, quando o bebê quiser.

Aos 9 meses, seu bebê provavelmente: Senta-se bem sem apoio e pode torcer e virar de uma posição sentada estável.

Por volta dos 3–4 meses, o bebé dá a sua primeira gargalhada o que provoca puro prazer nos pais. O bebé está a comunicar!

A partir dos 3 meses de vida, a glândula parótida, que produz a saliva, começa a operar a pleno VAPOR. Só que o bebê ainda não sabe que deve engolir a saliva em excesso. Para complicar, ainda não controla totalmente os músculos do rosto que precisaria usar.

O que é a crise dos 3 meses no bebê? Essa 'crise' é um marco no desenvolvimento cognitivo e motor infantil. É quando os bebês começam a enxergar melhor as imagens, reconhecem os sons com mais clareza, movimentam o pescoço em direção aos estímulos externos e levantam a cabeça quando ficam de barriga para baixo.