Quando se faz MBA?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

1) Quando precisa de uma visão de gestão para ampliar suas possibilidades de carreira; 2) Quando há necessidade de um reposicionamento profissional; 3) Quando deseja mudar de área (ou, por diversas razões, mudou).

O TCC também é um quesito opcional no MBA, mas as instituições podem exigir a realização de algum tipo de projeto ou monografia.

Então, se você se pergunta “posso fazer MBA antes de terminar a graduação?”, fique sabendo que precisa passar primeiro por um curso superior. Sim, para fazer MBA precisa ser graduado. Na maioria dos casos, quem busca esse tipo de formação já está no mercado há algum tempo.

Grande parte das instituições brasileiras só aceitam estudantes para os programas de doutorado quando eles já passaram pelo mestrado. Caso o projeto de pesquisa e o currículo acadêmico do candidato se destaquem, a universidade pode aceitar o doutorado antes do mestrado.

Dessa forma, não há uma especialização melhor do que a outra, mas, sim, a ideal para o seu perfil. Se você pretende aperfeiçoar suas habilidades em uma área específica, o tipo mais indicado de curso é a pós-graduação. Agora, se quiser um curso mais voltado a negócios, o MBA é a opção recomendada.

No Brasil, alguns cursos de MBA são regulamentados e reconhecidos como mestrados profissionais pelo MEC, mas são minoria. Em grande parte, diz Souto, trata-se apenas de um “nome bonito” para uma especialização lato sensu, e não um programa stricto sensu, como mestrado e doutorado.

De R$ 600 a R$ 5 mil. É o valor cobrado para desenvolver um trabalho de conclusão de curso. O preço varia conforme as especificações do projeto.

Para as pós-graduações stricto sensu, que abordam os mestrados, doutorados e afins, o TCC continua sendo obrigatório. Agora, para as pós-graduações lato sensu, também conhecidas como especializações, o Trabalho de Conclusão de Curso já não é mais obrigatório.

Cursos que não precisam de TCC
Psicologia, História ou Medicina Veterinária são alguns dos exemplos. Então, é indicado você procurar pela grade curricular da faculdade.

Isso porque os investimentos no curso são altos (altíssimos) e o retorno é incerto e, infelizmente, cada vez mais improvável. Existem dois grandes custos envolvidos na escolha de fazer ou não um MBA. Conheça-os melhor a seguir.

Desde que você já atue na área há algum tempo e deseje subir ainda mais na carreira, um MBA pode ser interessante para agregar mais valor ao seu currículo, além de reforçar as qualidades profissionais de quem já está em um cargo alto.

Depois de concluir um MBA também pode ser a hora de se formar em uma área específica da atuação profissional com uma especialização. Esses cursos têm duração de, no máximo, dois anos. Por isso, podem ser boas opções para quem busca uma rápida formação, sendo possível completar um curso em apenas seis meses.

Master. O Master é uma variação do MBA, porém, sem o foco na área gerencial e/ou administrativa. Ou seja, a pós-graduação Master segue a mesma linha do MBA, mas os cursos abrangem diversas áreas além da gestão empresarial.

A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration, que pode ser traduzido como “mestrado em administração de negócios”. Apesar de ter esse nome, o MBA não é um curso de mestrado. Este programa é compreendido pelo MEC como um tipo de especialização, específico da área ampla de Administração.