Quando se divorcia o nome volta a ser solteiro?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Projeto permite retomar o nome e o estado civil de solteiro em caso de divórcio ou viuvez. O Projeto de Lei 5083/20 concede ao cônjuge divorciado ou viúvo que comprovar essa condição o direto de retomar, a qualquer tempo, o uso do nome de solteiro, sem qualquer referência a vínculos conjugais anteriores.

1.571, § 2º, dispõe com clareza que o cônjuge poderá manter o nome de casado após o divórcio. No entanto, apesar da existência de posicionamento doutrinário e jurisprudencial em sentido contrário, para a Julgadora é possível, em caso de culpa grave, a perda do sobrenome contra a vontade do titular.

02/03/2021), decidiu-se que mesmo sem a dissolução do vínculo conjugal, ou seja, ainda na constância do casamento, é possível o retorno ao nome de solteiro. No caso concreto, por razões de ordem sentimental e existencial, uma mulher pretendia retornar ao nome de solteira, sem, no entanto, divorciar-se de seu cônjuge.

Para isto, procure uma agência dos correios ou um dos bancos federais como por exemplo a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para requerer a alteração do CPF após o divórcio. Além do mais, esse serviço de mudança de CPF depois do divórcio está disponível para fazer online.

Neste caso, o valor varia bastante de estado para estado e você terá que consultar o cartório no momento do pedido de mudança. Ela pode variar de R$ 200 a mais de R$ 2 mil.

Divórcio: 7 maneiras de se adaptar rapidamente à vida de solteiro

  1. Comece a vida de solteiro com organização.
  2. Crie novas rotinas.
  3. Fortaleça amizades.
  4. Faça uma limpeza no armário.
  5. Comece a fazer exercícios.
  6. Diga mais “sim” do que “não”
  7. Aprecie sua própria companhia.

Morte de cônjuge durante ação de divórcio define como "viúvo" o estado civil do sobrevivente. O falecimento de um dos cônjuges durante o processo de divórcio - ainda pendente por recursos judiciais - torna o cônjuge sobrevivente "viúvo", e não "divorciado".

Vá ao cartório onde vocês se casaram, e peça uma 2ª via da certidão de casamento. Verifique nela se há averbação de algum divórcio. Caso não haja, vá ao fórum mais próximo da sua residência, e pergunte no "distribuidor" se há algum divórcio em seu nome.

Se foi AÇÃO DE SEPARAÇÃO CONSENSUAL a exclusão do sobrenome marital poderá ser feito na AÇÃO DE CONVERSÃO DE SEPARAÇÃO JUDICIAL EM DIVÓRCIO que, pela tabela da OAB, o valor está arbitrado em 3 salários mínimos (que também seria o mesmo valor de uma ação de modificação de cláusula, se for o caso).

A retirada do sobrenome do ex-cônjuge só pode ser feita durante a ação do divórcio, nunca indo diretamente ao cartório de registro civil. Por isso, você deve se manifestar, por escrito, dentro do processo de divórcio, judicial ou no cartório, afirmando que deseja retirar o sobrenome do seu ex-cônjuge do seu nome.

O prazo para a troca em cartório é de 15 dias após o registro, e o novo nome precisa ser consensual.

Documentos que precisam ser trocados
Tenha sempre em mãos a Certidão de Casamento Averbada, pois ela é o comprovante que o matrimônio chegou ao fim. É a prova do divórcio, que vai ser de grande ajuda na hora de alterar o nome nos documentos. Tenha essa certidão sempre em mãos, bem como a certidão de nascimento.

Você deverá procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu Estado para pedir a troca de nome, levando foto atualizada e os documentos anteriormente citados. Uma vez alterado o RG, o próximo passo deveria ser a mudança de nome no Cadastro de Pessoas Físicas, já que o CPF é um documento amplamente utilizado.

Para alterar o CPF pela internet, acesse a página de alteração de dados cadastrais no CPF e preencha o formulário com seus dados corretos e clique no botão “Enviar”, conforme figura abaixo. Caso tenha alguma dúvida, clique na descrição do respectivo campo para obter informações.