Quando se deve usar umidificador de ar?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Este aparelho é indicado para lugares secos, abafados e que tenham o uso constante de ar condicionado. Normalmente durante o inverno o ar fica menos úmido em algumas regiões do Brasil e isso prejudica a saúde respiratória e pode levar ao aumento das crises de asma, bronquite e alergias.

Não é recomendável deixar o umidificador ligado no quarto a noite toda. Sem o sol, a umidade do ar já aumenta naturalmente, e o excesso de umidade promovido pelo aparelho passa a ser um problema. O principal deles é o aparecimento de mofo e bolor, que vão provocar problemas, especialmente para os alérgicos.

O umidificador tem como objetivo manter a umidade do ar e, consequentemente, aliviar os sintomas causados pelo tempo seco, ajudando a respirar melhor e proporcionando maior conforto e bem-estar.

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia recomenda o uso do umidificador de ar quando a umidade está abaixo de 40%, e quando o índice está abaixo de 20%, ele já é considerado crítico. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o índice de umidade ideal é entre 50 e 80%.

Em muitos casos, podem surgir até doenças mais graves. Por isso, nas estações mais frias, o uso de umidificadores de ar vai lhe ajudar na tarefa de lidar com a umidade. O umidificador de ar alivia o desconforto criado pelo tempo seco e cria um ambiente muito mais agradável.

Melhora de doenças rapidamente: Quer você tenha asma, resfriado ou alergias, o umidificador mantém suas passagens nasais lubrificadas o que acelera o processo de cura quando você está gripado por exemplo. Evita o resfriado: O ar seco é o terreno perfeito para muitos vírus e bactérias que podem causar o resfriado.

A melhor delas é uma toalha de rosto úmida perto do leito, já as bacias não são efetivas porque a superfície e evaporação são pequenas. “Vale ressaltar que é importante beber água e hidratar o nariz com soro para combater o ar seco”, alerta Dr. Tamiso.

Além disso, nunca coloque soro fisiológico, uma vez que pode comprometer o tratamento. Você também deve evitar usar água mineral, já que, com o tempo, resíduos de sais e outras substâncias acabam contaminando o recipiente.

Sempre coloque água potável no umidificador de ar. Lembre-se que essa água vai evaporar e deixar o ar que você respira mais úmido. Se for uma água com resíduo, ou seja, ela pode ser prejudicial à saúde.

O umidificador é utilizado por algumas pessoas no quarto, principalmente na hora de dormir, com o objetivo de oferecer uma noite de sono mais tranquila e com menos desconforto, ainda mais nos períodos do ano em que o clima está mais seco.

Durante o clima seco é comum o uso de umidificadores de ar em casa e no ambiente de trabalho, porém o uso exagerado pode agravar a saúde principalmente das pessoas que têm problemas respiratórios.

Como a maioria dos umidificadores no mercado atualmente tem componentes de plástico, isso os torna incompatíveis com os óleos essenciais. Os óleos, principalmente os cítricos, podem quebrar os componentes plásticos deste dispositivo.

Os umidificadores são aparelhos desenvolvidos com a função de umidificar ambientes e a recomendação é que isso seja feito sempre com água limpa. Óleos e outros resíduos, como álcool contido em aromatizadores em spray ou, até mesmo, em perfumes, podem danificar o funcionamento do aparelho.

Segundo ele, um quarto com umidificador ligado 24 horas, por vários dias, pode levar a um excesso de umidade nas paredes e provocar o aparecimento de mofo e bolor. “Isso para quem tem problema respiratório é tão ruim quanto o ar seco”, explica.

É importante, também, que você utilize apenas água destilada no seu umidificador. Assim, você elimina os riscos de ter minerais prejudiciais liberados pelo umidificador e evita o acúmulo de minerais no seu aparelho.