Quando se deve usar as aspas?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada.

Caso haja um excerto entre aspas (uma citação, por exemplo) e dentro desse trecho ocorra a necessidade desse sinal em alguma palavra (tal qual um estrangeirismo), as aspas do excerto serão duplas, ao passo que as internas, do estrangeirismo, serão simples.

Entre aspas
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

* destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras, palavras com valor afectivo, palavras com sentido irónico etc.); * títulos de obras. Não havendo alguma dessas 3 causas, as aspas não deverá ser usada!!

dar ênfase à ideia apresentada.

Use o atalho Alt+34 no início e no final da palavra ou texto que deseja destacar. Para mudar as aspas inglesas pelas aspas retas no Word: Na guia Arquivo, clique em Opções. Clique em Revisão de Texto e, em seguida, em Opções de AutoCorreção.

41 há referência aos casos expressos em lei"). Não é, no entanto, incorrecta a utilização de aspas dentro de aspas, devendo haver o cuidado de fechar cada um dos conjuntos de aspas, mesmo que isso origine sinais repetidos (ex.: "Nos casos do art.

Da a ideia de ironização. Da a ideia de ironização. Algo falado em tom de brincadeira, sem ser para ser levado a serio, uma ironia por parte de quem fala.

Todas as vírgulas ou pontos que fazem parte da citação devem ser incluídos nas aspas, mesmo que a citação original não traga nenhuma das duas pontuações.

Quando citar informações verbais, obtidas em aulas, palestras, debates, comunicações etc, deve-se indicar o fato por meio da expressão informação verbal, entre parênteses, e mencionar os dados disponíveis em nota de rodapé.

Aspas está morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde a brasileira LOUD disputa o VCT Américas 2023. Os dois campeonatos internacionais da temporada serão o Valorant Masters Tokyo e o Valorant Champions.

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

“No” e “do” são contrações das preposições “em” e “de” com o artigo definido masculino “o”. Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”.