Quando se deve procurar um proctologista?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Diarreia persistente; Sangramento anal ou nas fezes; Dor, ardência ou coceira no ânus ou reto; Histórico familiar de câncer intestinal ou retal.

Em geral, a preparação se dá com alimentação mais leve e pobre em fibras no dia anterior ao exame, uso de laxativos (somente com a indicação médica), ingestão de bastante água e jejum oito horas antes do procedimento.

A proctologia, também conhecida como coloproctologia, é o ramo da Medicina dedicado a estudar as patologias do intestino grosso, do ânus e do reto. Os médicos proctologistas realizam o estudo das condições do paciente para chegar a um diagnóstico e receitar o tratamento que vai devolver qualidade de vida ao indivíduo.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.

Quer saber qual é o preço da consulta com proctologista? Com o Cartão de TODOS, você poderá agendar sua consulta com nossos parceiros por apenas R$ 35.

Agende sua consulta com coloproctologia por apenas R$ 130,00 reais.

Os principais exames realizados ao consultar um proctologista são a anuscopia, retossigmoidoscopia, colonoscopia, manometria anorretal, entre outros. Durante a consulta, o proctologista também pode realizar o exame de toque retal para avaliar o ânus, os esfíncteres e a parte final do reto.

O médico irá dispor de luvas e luz auxiliar. A inspeção anal significa olhar o ânus (sua margem e canal anal distal). O toque retal é feito com o dedo indicador protegido por luvas, com o auxílio de pomada anestésica, a qual é aplicada antes de se introduzir o dedo. Isso reduz a sensibilidade e lubrifica o canal anal.

O médico proctologista, durante o exame físico, realiza a inspeção anal, onde se detecta as hemorroidas externas e os plicomas. Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas.

A proctologia e coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus. Entre as mais comuns estão as hemorróidas, constipação ou diarréia crônicas, infecções e câncer colorretal.

Em geral, estes são os casos que, mesmo o paciente apresentando hemorroidas ou mesmo uma fissura anal, o exame de colonoscopia deve ser feito de forma preventiva. Em alguns casos, o preparo para o exame pode piorar alguns sintomas, bem como a passagem do aparelho, por mais que seja feita com cuidado.

O coloproctologista é o especialista das doenças do intestino, reto e ânus, portanto é o profissional mais capacitado para orientar adequadamente o melhor tratamento para a doença hemorroidária.

Câncer de cólon: sinais e sintomas
Os sintomas mais comuns são: Presença de sangue nas fezes. Dores abdominais. Dores ao evacuar.

Para confirmar a doença, são feitos em conjunto o exame físico, a colonoscopia e a biópsia. Como parte do exame físico, o médico apalpa o abdômen em busca de massas ou órgãos aumentados e, se necessário, realiza o exame de toque retal.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Consequentemente, ficam constrangidas e com medo de evacuar na hora do exame . Mas o coloproctologista trabalha nesta área e não se incomoda com fezes, se o preparo não está perfeito ou se a pessoa não está depilada. A nossa atenção está totalmente voltada para exame. Não há constrangimento algum para o paciente.

Dor e/ou ardência: é de fato um sintoma muito comum. Ocorre principalmente durante e/ou depois da evacuação. Inchaço e/ou nódulos: é comum que apareçam pequenas saliências que se assemelham a nódulos e que podem aumentar ou sumir com o tempo. O inchaço na região também é, de fato, muito comum.

Tem sim, todas doenças proctológicas podem ser tratadas no SUS. No serviço particular, os valores dependem muito de profissional para profissional, o hospital escolhido e a opção cirúrgica utilizada, que varia conforme a avaliação pré operatória.

A colonoscopia pode ser feita pelo médico gastroenterologista ou um colonoscopista, sendo indicada para investigar um possível câncer de cólon e reto, a causa do sangue nas fezes; hemorragia retal; analisar os motivos de porquê as fezes estão escuras ou pretas; encontrar a anemia ferropriva; análise do cólon se os ...