Quando se deve procurar um neurologista?

Perguntado por: esubtil6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Condições tratadas por um neurologista

  • Convulsões e tremores (movimentos incontroláveis)
  • Distúrbios da consciência e da memória prejudicados.
  • Distúrbios do sono.
  • Dor nas costas.
  • Dores de cabeça e enxaquecas.
  • Vertigem.
  • Síndrome da perna inquieta.
  • Rigidez ou fraqueza muscular.

COMO É A PRIMEIRA CONSULTA COM O NEUROLOGISTA
Se possível, leve também um amigo ou parente para que possa junto com você, tirar todas as dúvidas e fazer anotações importantes. Fale para seu médico tudo que for relevante, sintomas e a quanto tempo sofre com eles.

Essa confusão é comum por se tratarem de especialidades que lidam muito com um mesmo órgão: o cérebro. De forma simples e resumida, o neurologista se preocupa mais com alterações estruturais, anatômicas, enquanto o psiquiatra foca nos problemas mentais, com manifestações psicológicas.

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos).

Exames complementares na Neurologia
Por isso, ao constatar anormalidades, médicos podem pedir o auxílio de diferentes exames. Eletroencefalograma e polissonografia são os testes mais comuns nesse campo.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr.

O médico que diagnostica TDAH pode ser um neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Mas até mesmo o pediatra pode contribuir com o diagnóstico e, na sequência, encaminhar para um especialista. O psiquiatra é o especialista que analisa e trata as condições que interferem nas funções psíquicas.

Conteúdo descritivo mínimo que o encaminhamento deve ter:
sinais e sintomas (descrever idade de início da cefaleia, tempo de evolução, características da dor, frequência das crises, mudança no padrão, exame físico neurológico, outros sinais e sintomas associados);

Quanto custa uma consulta com o neurologista? Ao adquirir o Cartão de Todos, você agenda a sua consulta com o neurologista por R$ 35.

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento conservador — efetuado com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, exercícios físicos e fisioterapia — e/ou procedimento cirúrgico podem ser feitos com um médico ortopedista ou com um neurocirurgião.

É um sentimento de medo ou apreensão sobre algo que ainda está por vir: o primeiro dia de aula, ir a uma entrevista de emprego ou fazer um discurso, por exemplo, podem causar medo e nervosismo na maioria das pessoas.

A depressão é tratada principalmente por médicos e psicólogos. No entanto, o ideal é procurar um psiquiatra (médico com foco em transtornos mentais) para que ele diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para cada caso.

Um psiquiatra é o médico mais capacitado para tratar a insônia. Ele prescreverá medicamentos que auxiliem o paciente a entrar em um estado de relaxamento maior e conseguir dormir.

A nutrologia é a especialidade médica que estuda o comportamento alimentar e analisa os benefícios e malefícios de cada nutriente, como as vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas etc. Também atua com foco nas necessidades de cada organismo, visando a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética.

É comum que aconteça dormência junto com uma sensação de formigamento. Você pode ter sentido essa sensação se já teve um braço ou uma perna “adormecido” por ser colocado em uma determinada posição por muito tempo. Essa sensação também pode se parecer com: queimação.

Principais sintomas

  1. Dor de cabeça;
  2. Visão turva e embaçada;
  3. Convulsões;
  4. Náuseas e vômitos sem causa aparente;
  5. Falta de equilíbrio;
  6. Alterações no humor e no comportamento;
  7. Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo;
  8. Sonolência excessiva.

Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.