Quando se deve procurar um nefrologista?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Como o nefrologista é o médico que cuida especificamente das doenças ligadas aos rins, se o paciente apresentar insuficiência renal, cálculos renais recorrentes e que não precisam de cirurgia, é o momento de se consultar com um nefrologista.

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.

Quando a creatinina é preocupante? Os resultados considerados “alterados”, ou seja, com o nível de creatinina elevado, precisam estar acima dos valores de referência (1,2mg/dl).

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Em síntese, a urologia é responsável pelo atendimento dos casos em que necessitem de intervenção cirúrgica, enquanto o nefrologia atua quando o tratamento pode ser à base de medicamentos. Com isso, o paciente poderá ter um atendimento mais especializado, e assim terá como tratar de maneira mais eficaz seus problemas.

Para fazer o diagnóstico, é importante conversar com seu médico e fazer exames, que são simples e acessíveis. Esses exames são: a dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina “de rotina”. Esse é conhecido como sumário de urina, urina I, análise de urina, entre outras denominações.

Quando os rins trabalham de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de creatinina tendem a ser elevar. Quanto mais alta estiver a creatinina sanguínea, mais grave estará a insuficiência renal. Nossos músculos precisam de energia para exercer suas funções.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Para alguns pacientes o transplante renal combinado com medicamentos e uma dieta saudável podem restaurar a função renal normal. Diálise e transplante renal são conhecidos como terapias de substituição renal (TRS) porque tentam “substituir” o funcionamento normal dos rins.

O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. Isso porque esse tipo de alimento provoca o surgimento de uma comorbidade importante, como é o caso da hipertensão arterial.

A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.

É comum associar o urologista ao médico que trata apenas da saúde reprodutiva masculina — assim como o ginecologista trata das mulheres. No entanto, o urologista é especialista em todos os órgãos do trato urinário — o que inclui rins, bexiga, ureteres, uretra, próstata e genitália masculina.

Quando os rins começam a funcionar inadequadamente e não filtram o sangue da maneira correta, a concentração de ureia no sangue acaba se elevando. Quanto mais elevada, mais grave pode ser a doença renal.

Como baixar creatinina? Não existe algo que baixe os níveis de Creatinina. Como ela é decorrente de problemas com a função renal, primeiro é necessário identificar qual tipo e em que nível esse comprometimento renal se encontra.