Quando se deve procurar um alergista?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Outros sinais de que você deve ir à consulta com o alergologista são: apresentar sintomas frequentes de alergia, perceber que medicamentos como descongestionantes e anti-histamínicos já não fazem mais efeito, perceber sinais de asma e identificar que certos alimentos lhe fazem mal.

O médico alergologista, também conhecido como alergista e imunologista, se dedica a prevenir e tratar doenças alérgicas e autoimunes e a orientar sobre imunização (vacinas). O alergista trata pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos.

O teste alérgico é a melhor maneira de confirmar se uma pessoa é alérgica. Pode ser feito no consultório (teste cutâneo ou prick teste), demorando poucos minutos e praticamente indolor e confirma com precisão se você é alérgico e ao que tem alergia. Também pode ser feito através de exames de sangue.

Todas as alergias podem ser descobertas pelo Alergologista a partir de testes de alergia como, exame de sangue, teste de provocação oral, testede alergia nas costas, entre outras alternativas de testes e exames.

consulta esse exame sai pelo valor de R$139.

O quadro clínico pode ser causado por alimentos, medicamentos, insetos e animais. A anafilaxia, também chamada de choque anafilático, é a reação mais grave entre as alergias e potencialmente fatal.

O gastroenterologista, o nutrólogo e o alergologista são especialidades médicas que podem auxiliar no diagnóstico de um quadro de intolerância. Se você estiver com sintomas que sugiram uma intolerância alimentar, e deseja investigar melhor o seu quadro, você pode consultar um gastroenterologista.

Problemas alérgicos são comuns entre os brasileiros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia. Quando o paciente apresenta problemas respiratórios e/ou dermatológicos recorrentes, é necessário considerar levá-lo a uma consulta com alergista.

Teste intradérmico
O médico injeta o possível alérgeno na região subcutânea com uma agulha e a reação pode ser observada em até 24 horas. Esse teste é indicado para casos de alergias medicamentosas, alimentares e respiratórias. Se o paciente for alérgico à substância injetada, pode ter reações mais fortes.

A causa não é conhecida, mas se sabe que a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por alergias, estresse emocional, baixa temperatura, excesso de oleosidade, entre outros.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços multidisciplinares e complementação alimentar para alérgicos.

Tipos de alergia: saiba como identificar e tratar seus sintomas

  1. Alergias respiratórias. As alergias que afetam as vias aéreas são as mais comuns entre a população, principalmente nas crianças e adolescentes. ...
  2. Alergias de pele. ...
  3. Alergias oculares. ...
  4. Alergias alimentares. ...
  5. Alergias a medicamentos.

Os sinais mais comuns de estar diante de uma crise alérgica alimentar é ter diarreia, espirros, coriza, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas e dor de estômago. Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar.

Sobre exame de sangue para alergias. Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.

PRICK TESTE: Neste teste o médico aplica gotas de extratos sobre a pele e então utiliza uma lanceta pequena para aprofundar o contato da gota com a pele. Estes extratos são compostos de produtos que podem causar alergia (por exemplo, extrato de ácaros). Após aproximadamente 15 minutos é realizada a leitura.

Teste de IgE total
Por isso é importante medir os níveis.

E ainda pode adicionar mais 4 pessoas! Com o cartão dr. consulta esse exame sai pelo valor de R$38.