Quando se deve ligar o pisca alerta?

Perguntado por: abarros6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

É ligar o pisca-alerta? Então saiba que você está redondamente enganado, pois o pisca-alerta só deve ser acionado quando o automóvel já está parado no acostamento de uma estrada, ou então, quando se percebe um grande congestionamento a frente que te obriga a diminuir a marcha e parar o carro.

A alternância das luzes baixa e alta (piscar os faróis) é permitida apenas em dois casos: indicar ultrapassagem ou existência de riscos na via pública; assim, é infração o ato de, por exemplo, avisar aos outros motoristas, por meio dos faróis, a existência de equipamento medidor de velocidade ou de agentes de trânsito ...

O pisca-alerta deve ser utilizado apenas em situações de imobilização, emergências e também quando a regulamentação da via determina. Assim, como pode-se ver no artigo 40, o pisca-alerta deve ser usado apenas em imobilizações, situações de emergência e quando a regulamentação assim determina.

Indicam situações de atenção, precaução ou verificação de acordo com o pictograma ou texto inseridos no sinal. São utilizados em instalações, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos, dentre outros.

UMA ALERTA/ UM ALERTA? A palavra ALERTA pode ser substantivo, adjetivo ou ainda advérbio. Quando necessitar artigo, será masculino, pois, se trata de um substantivo masculino. Atente: o ALERTA foi acionado-substantivo.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo.

De acordo com a nova Lei de Trânsito, o condutor deve manter acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa, à noite e mesmo durante o dia quando estiver passando por túneis e sob chuva, neblina ou cerração.

Quais os 5 cuidados ao dirigir na chuva?

  1. Mantenha a distância do veículo da frente. ...
  2. Ligue o farol baixo. ...
  3. Ligue os desembaçadores e acione o limpador de para-brisas. ...
  4. Diminua a velocidade. ...
  5. Evite ultrapassagens. ...
  6. Trafegando na pista molhada.

Só é permitido estacionar no acostamento em situações de urgências, como pneu furado, problemas mecânicos, elétricos ou se alguma pessoa estiver passando mal durante a viagem.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve ter atenção especial, transitando em velocidade moderada, de forma que, caso seja necessário, possa parar seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o ...

Conforme o CTB, é infração média utilizar o pisca-alerta, exceto em imobilizações ou situações de emergência. A multa é de R$ 130.16.

Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

CTB, art.
Infração – média (4 pontos no prontuário); Penalidade – multa (R$ 130,16).

De acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, o pisca-alerta é a luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência. A finalidade é sinalizar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência.