Quando se deve fazer compressa quente e fria juntas?

Perguntado por: agois . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O uso de compressas quentes e frias juntas é conhecido como terapia contrastante e pode servir para tratar certos tipos de lesões e dores. A terapia contrastante ajuda a melhorar a circulação sanguínea, acelerando o processo de cura.

Compressa quente
“Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”.

  1. O gelo tem indicação para lesões mais agudas, quando acabamos de nos machucar. ...
  2. O calor já tem sua indicação para dores crônicas (antigas). ...
  3. Se for usar bolsa térmica para aplicação do gelo ou calor recomenda-se envolver a bolsa com um pano molhado/umedecido com água, para proteger a pele.

O tratamento por choque térmico, esclarece Carlos, consistiria na exposição do crânio a um aquecimento capaz de produzir um tipo específico de proteínas capazes de reduzir o avanço dessas doenças.

Sair de um ambiente muito quente e entrar num lugar muito frio (ou vice e versa) é basicamente a explicação do que pode causar um choque térmico na prática. Quando uma pessoa passa por uma mudança brusca de temperatura, pode sofrer alguns danos corporais.

Reduzir a temperatura corporal; • Promover anestesia local superficial; • Evitar/reduzir a formação de hematomas e de edemas, imediatamente após contusões; • Reduzir sangramentos superficiais pela vasoconstrição; • Aliviar a dor; • Desacelerar o processo inflamatório.

Tem que esperar sempre entre 48h a 72h após uma lesão para poder aplicar o tratamento de calor. Na dúvida, faça gelo.

Há ainda a opção de usar o choque térmico, que funciona como uma bomba de contração e relaxamento, especialmente em caso de inchaço - quando o tornozelo incha, por exemplo, os vasos se dilatam e o calor provoca essa vasodilatação; ao entrar em choque com o frio, esses vasos se contraem e levam o líquido para a corrente ...

Para preparar uma compressa fria em casa, coloque gelo em um saco, envolto em uma toalha ou pano, e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele.

Os anti-inflamatórios não-esteroides em geral são mais usados para tratar problemas mais simples, como artrite reumatoide, artrose, gota, bursite, cólicas menstruais, traumas e contusões. Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Ajuda sim. É uma opção eficaz para aliviar a dor lombar. A aplicação de calor na área ajuda a aumentar a circulação sanguínea, relaxar os espasmos musculares e reduzir a inflamação.

O tempo de recuperação de uma contratura muscular não costuma ser muito longo, em geral em alguns dias a contração involuntária já terá cedido e não haverá mais dor. Esse tipo de acometimento não costuma deixar complicações.

O choque quente/frio proporciona bom estímulo da circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e se contraírem alternadamente. Para fazer o escalda-pés alternado, encha um balde com água quente (39 a 40°C) e outro com água fria (15 a 19°C). Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos.

Os sintomas mais comuns são a tontura e o rosto gelado, mas também podemos ver tremores, hipotensão ou hipertensão arterial e a própria paralisia facial. Por isso, caso você trocou de ambientes com temperaturas diferentes e teve alguns dos sintomas citados, fique atento porque pode ser perigoso.

Se a resistência da pele for alta, mais energia elétrica pode ser dissipada na pele, resultando em grandes queimaduras, mas menos lesões internas. Se for baixa, a queimadura da pele será menos extensa ou ausente, e a quantidade de energia elétrica dissipada para órgãos internos poderá ser maior.

"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.

No caso da bursite, na fase aguda existe um processo inflamatório evidente, e o gelo é mais indicado. Já após alguns dias costuma existir dor difusa sobre a musculatura e o calor pode ser aplicado.

Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele. Mantenha o pé elevado e, sempre que houver dúvida sobre a gravidade da lesão, consulte um especialista.

A compressa de gelo é normalmente indicada para situações nas quais seu efeito vasoconstritor (redução de calibre dos vasos sanguíneos) diminui o aporte de células inflamatórias na região, melhorando o inchaço, a dor e a função local.