Quando se deve fazer a ultrassom morfológica?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

No primeiro trimestre, recomenda-se realizar o ultrassom morfológico entre a 11ª e a 14ª semanas, principalmente entre a 12ª e 13ª semana. O exame permite avaliar o bebê de maneira total, podendo identificar o sexo e possíveis malformações que possam estar presentes.

O que é analisado no ultrassom morfológico? O exame permite identificar características de síndromes cromossômicas, malformações como espinha bífida, hidrocefalia, anencefalia, alterações renais, hérnia diafragmática e doenças cardíacas, dentre outras possibilidades.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:
Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

O Ultrassom Morfológico é um exame um pouco mais caro que o ultrassom normal, mas que vale cada centavo de investimento. O valor do exame varia muito de lugar para lugar, tendo uma média de 150 a 500 reais.

O ultrassom obstétrico é um exemplo de exame que possibilita ao médico identificar malformações no pré-natal. Além disso, essa ultrassonografia também é usada para acompanhar a evolução do bebê, seu desenvolvimento e descartar complicações que podem ocorrer durante a gestação.

Os exames de ultrassonografia morfológica de I e II trimestres são complementares e devem ser feitos na periodicidade indicada. Eles diagnosticam condições precocemente e fornecem uma gestação melhor informada.

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.

Ultrassom morfológica: 1º e 2º trimestres
Na primeira morfológica, realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, o índice mais importante a ser visto é a translucência nucal (TN), parâmetro que mede o acúmulo de líquido na nuca.

OBJETIVOS. A Ultrassonografia Morfológica de 2º Trimestre é um exame de rotina do acompanhamento pré-natal em que é feito um estudo minucioso do crescimento do feto, da placenta e do volume do líquido amniótico para detectar possíveis má-formações e anomalias genéticas.

custando 120,00.

“Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal serve também para avaliar a translucência nucal (realizado entre 11 e 14 semanas) e pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostragem das vilosidades coriônicas”, explica a doutora.

Também chamado de morfológico, o ultrassom 3D transforma a imagem comum em tridimensional, permitindo que os pais tenham uma visão realista do filho. No entanto, o exame também é indicado para identificar e descartar a presença de algumas doenças que podem estar presentes no período gestacional.

As bochechas e a ponta do nariz também começam a aparecer. Os órgãos genitais ficam evidentes, fazendo com que seja possível a identificação do sexo da criança. Ela também passa a controlar muitos de seus músculos voluntários, iniciando seus primeiros movimentos. Graças aos músculos involuntários, pode também soluçar.

O ultrassom 4D é essencial no pré natal
Apesar de utilizar uma tecnologia avançada e possibilitar uma vista melhor do feto, do ponto de vista médico, nem o ultrassom 3D ou 4D são essenciais no controle pré-natal e não dispensam a realização do exame convencional.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação:

  • -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas.
  • -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas.
  • - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

A rede pública de saúde deverá assegura e disponibiliza os exames de ultrassonografia morfológica. Art. 2º A ultrassonografia morfológica será efetuada durante dois momentos da gestação que serão estabelecidos pelo médico responsável.

No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.

Também conhecido como ultrassonografia morfológica, o exame é realizado entre a a 11ª e 14ª semana e também entre a 20ª e 24ª semana da gravidez. O médico ou o ultrassonografista responsável pode solicitar que a paciente esteja de bexiga cheia para começar o exame, deixando a imagem do útero mais clara.

A Ecografia Morfológica ou Ultrassonografia Morfológica, possibilita a análise da morfologia fetal. Quando é realizada no primeiro trimestre, permite, por exemplo, a medida da translucência nucal, principal indicador de alterações cromossômicas, entre elas, a Síndrome de Down.