Quando se deve consultar um neurologista?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

O profissional especializado em neurologia é aquele responsável por diagnosticar e tratar problemas do nosso sistema nervoso e neuromusculares.
...
5 sinais de que é hora de visitar um Neurologista

  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios de sono e movimento;
  • Demências;
  • Tumores;
  • Crises convulsivas e epilepsia, etc.

O neurologista pode fazer uso de vários exames neurológicos para diagnosticar uma doença, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.

Exames complementares na Neurologia
Por isso, ao constatar anormalidades, médicos podem pedir o auxílio de diferentes exames. Eletroencefalograma e polissonografia são os testes mais comuns nesse campo.

A partir do diagnóstico, histórico e queixas do paciente, o especialista indica o tratamento mais adequado para cada caso. Em resumo, o neurologista é responsável pelo atendimento, exame, diagnóstico, prescrição de medicamentos e outras terapias relativas à prática clínica.

Essa confusão é comum por se tratarem de especialidades que lidam muito com um mesmo órgão: o cérebro. De forma simples e resumida, o neurologista se preocupa mais com alterações estruturais, anatômicas, enquanto o psiquiatra foca nos problemas mentais, com manifestações psicológicas.

Deixou de ser obrigatória, desde 1º de novembro, a apresentação da Guia de Encaminhamento (Guia APC) para a realização de consultas com especialistas. Esse era um procedimento exigido em alguns planos e, para obter a guia, o beneficiário precisava passar previamente por consulta com médico clínico geral.

Qual é a diferença entre o psicólogo e o neuropsicólogo
O neuropsicólogo atua diretamente em questões relacionadas ao comportamento cerebral e seus impactos no paciente. Já o psicólogo trata de questões gerais, o que inclui ansiedade, estresse, depressão, traumas, entre outras possibilidades.

Os sintomas mais comuns que levam o paciente a procurar por um neurocirurgião são:

  • Desmaios e crises epilépticas (epilepsia);
  • Formigamentos;
  • Perda de memória ou alterações do estado mental (confusão e agitação);
  • Movimentos involuntários;
  • Mal de Parkinson.

Quem é o médico de coluna? Em geral, o médico de coluna especialista é um ortopedista, reumatologista, fisiatra intervencionista ou um neurocirurgião.

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética. No entanto, existem outros exames os quais são complementares para a prevenção e diagnóstico de patologias.

A angiotomografia de crânio (ou angiografia por tomografia computadorizada do crânio) permite diagnosticar doenças intracranianas, como um aneurisma. Ela é realizada com contraste iodado intravenoso e avental de chumbo.

Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.

É uma doença neurológica do sistema nervoso central em que a atividade do cérebro torna-se desordenada, causando convulsões, movimentos descontrolados ou alterando o comportamento e as sensações, podendo levar a perda de consciência.

Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

É comum que aconteça dormência junto com uma sensação de formigamento. Você pode ter sentido essa sensação se já teve um braço ou uma perna “adormecido” por ser colocado em uma determinada posição por muito tempo. Essa sensação também pode se parecer com: queimação.

1. Sintomas gerais para todos os tipos

  1. Dor de cabeça;
  2. Visão turva e embaçada;
  3. Convulsões;
  4. Náuseas e vômitos sem causa aparente;
  5. Falta de equilíbrio;
  6. Alterações no humor e no comportamento;
  7. Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo;
  8. Sonolência excessiva.

Confira a lista de doenças neurológicas degenerativas mais comuns e seus principais sintomas:

  1. Mal de Alzheimer. ...
  2. Mal de Parkinson. ...
  3. Esclerose múltipla. ...
  4. Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  5. Distrofia muscular. ...
  6. Atrofia muscular espinhal (AME)

É um sentimento de medo ou apreensão sobre algo que ainda está por vir: o primeiro dia de aula, ir a uma entrevista de emprego ou fazer um discurso, por exemplo, podem causar medo e nervosismo na maioria das pessoas.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.

O psiquiatra é o médico especializado em psiquiatria, que é uma área da medicina que atende, diagnostica, trata, reabilita e previne os transtornos mentais e de comportamento.

Laudo neurológico é o documento que oferece os resultados de um exame que, como o nome indica, investiga possíveis anomalias no sistema nervoso. Mais do que números, curvas, gráficos ou imagens que o acompanham, o que caracteriza o laudo é principalmente a interpretação médica sobre esses elementos.