Quando se deve cobrir os santos?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Tanto onde se tem o costume de se cobrir as imagens desde o início da Quaresma na quarta-feira de Cinzas ou no final do Sábado do V Domingo da Quaresma é permitido, prevalecendo assim o que for o costume daquela igreja.

“o uso (costume) de cobrir as cruzes e as imagens na igreja, desde o V Domingo da Quaresma, pode ser conservado segundo a disposição da Conferência Episcopal. As cruzes permanecem cobertas até ao término da celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa; as imagens até ao início da Vigília Pascal”.

Em primeiro lugar, não é verdade que as imagens sejam cobertas por toda a Quaresma, mas somente nos dias que precedem a Paixão do Senhor, mais exatamente a partir do 5.º Domingo da Quaresma.

Tanto onde se tem o costume de se cobrir as imagens desde o início da Quaresma na quarta-feira de Cinzas ou no final do Sábado do V Domingo da Quaresma é permitido, prevalecendo assim o que for o costume daquela igreja.

As cobertas deverão ser retiradas do altar após a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa. "Então os santos estão vivendo essa paixão e morte de Jesus e nós temos que ter essa sintonia". "Faz muitos anos que deixaram de cobrir os santos.

As imagens são cobertas com um tecido roxo. É uma prática facultativa. O crucifixo é descoberto na sexta-feira da paixão na adoração da Santa Cruz, e os santos na Vigília Pascal.

É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV. Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa. Em 2023, a quaresma começará no dia 22 de fevereiro e terminará no dia 6 de abril.

Prática genuinamente católica, a Quaresma inicia-se nesta quarta-feira, 2. Considerado um período de preparação para a Páscoa, onde os fiéis realizam o jejum e passam por abstinência, além de vivenciarem a oração e a penitência.

Quando as cobrimos durante a Quaresma e, sobretudo, na Semana Santa, estamos querendo representar que, antes de viverem o mistério da glória com Cristo, eles passaram também pelo mistério da dor, dos sofrimentos e da morte de Jesus”, disse.

Além da carne vermelha, há quem renuncie a doces, refrigerantes, álcool e até a conversa com os amigos durante parte do dia.

O Missionário Redentorista, padre Luiz Carlos de Oliveira explicou ao Portal A12 que a cor roxa, usada na Quaresma, no Advento e nas missas funerais, indica tempo de reflexão, penitência, conversão e mesmo sofrimento de morte. “Antes, nos funerais e na Semana Santa, era usada a cor preta.

O quarto domingo da quaresma é também conhecido como “Domingo Laetare”. A liturgia deste domingo sugere trocar a cor roxa pela cor rosa, mais alegre, como no terceiro domingo do Advento, denominado “Domingo Gaudete”.

Nesse sentido, destacamos aqui a cor roxa, utilizada nas celebrações do tempo da Quaresma, quarenta dias muito especiais para a nossa Igreja, em que nos preparamos para a Páscoa do Senhor. O significado dessa cor na liturgia indica um tempo de reflexão, penitência, serenidade, introspecção, conversão e sacrifício.

O Quarto Domingo da Quaresma – Laetare – Domingo da Alegria, antecipa os deleites da celebração que a Quaresma nos convida a preparar: A festa da Páscoa do Senhor!

O gesto faz parte do rito da celebração católica e lembra a crucificação e morte de Jesus Cristo.

Celebrando a Vida – 26 de março de 2023 – 5º Domingo da Quaresma.

A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.