Quando se deparar com ingratidão?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Sempre que se deparar com a ingratidão, não sofra, porque é mais digno estar no papel daquele que ajuda quem não merece, do que ser um ingrato de alma pequena... Amém.

E, se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse? Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

Significado de Ingratidão
substantivo feminino Característica da pessoa ingrata; qualidade de quem não reconhece o bem que lhe foi oferecido nem a ajuda que lhe foi concedida; ausência de gratidão. Comportamento ou atitude da pessoa que expressa falta de gratidão.

Na segunda situação, em que a ingratidão já aconteceu, o melhor que se pode fazer é entender que aquilo que o outro fez, de ignorar a sua ajuda e não demonstrar qualquer tipo de gratidão, não diz respeito a você e sim a ele. Em uma situação em que você não fez nada errado, não precisa se sentir mal ou culpado.

Jamais seja mal agradecido, porque uma hora você pode ser o lado que experimenta a ingratidão. O bem é algo tão escasso hoje em dia. Então, seja sempre grato por todos os gestos de bondade, por menor que sejam. É sempre assim: eu me dedico, me esforço pelos outros para no final não receber nem ao menos um "obrigado".

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.

11 sinônimos de ingrata para 1 sentido da palavra ingrata: Mulher má, pouco carinhosa: 1 madrasta, cruel, insensível, descaroável, malvada, seca, má, áspera, descarinhosa, maldosa, ríspida.

Esse livro nos ensina o quanto devemos ser agradecidos, mesmo quando não vemos motivo aos nossos próprios olhos, precisamos agir de acordo com a vontade de Deus. Nos faz ver pessoas que mesmo quando nós as ajudamos, elas agem de maneira ingrata querendo nos fazer mal, e muitas vezes fazem tal coisa.

A pessoa ingrata tem o senso de ter direito e de merecimento. Com efeito, acha-se importante, é arrogante, egoísta, vaidosa, necessita ser admirada. Logo, acredita que os outros têm constante obrigação para com ela, mesmo que não tenham. Por isso, ela não tem consciência do bem, favor ou graça recebida.

Quais são as consequências da ingratidão? Uma pessoa ingrata fere os sentimentos daqueles que tiveram atitudes positivas para com ela. As vítimas desse gesto cruel sentem-se tristes, injustiçadas, decepcionadas e desvalorizadas.

A ingratidão pode ser observada de duas formas: uma através da insatisfação com a vida e outra através da insatisfação com as pessoas. O indivíduo insatisfeito com a vida se torna um “reclamão”. Não consegue dar valor às coisas boas e vive enxergando somente aquilo que lhe falta. Um buraco sem fundo.

Seja se está lidando com um cliente difícil ou com um amigo ingrato, a melhor abordagem é sempre ficar calmo, ser gentil e estabelecer limites quando for necessário. Nem sempre é possível mudar uma pessoa ingrata, mas você pode sempre mostrar aos outros como consegue lidar com conflitos no dia a dia.

Quem não agradece (por não querer ou não saber como) acaba invalidando ou pesando de alguma forma os esforços e gestos positivos dos outros. E algo assim cria um impacto. Pouco a pouco acabam recebendo o que eles mesmos projetam: desconfiança e hostilidade.

Quantas e quantas vezes, tanto na vida pessoal como na profissional, não ficamos indignados ao nos facearmos com a ingratidão de alguém a quem ajudamos, ou que tenhamos nos dedicarmos de alguma forma, sem ao menos receber um simples OBRIGADO.

A ingratidão mata qualquer sentimento, por mais forte que seja. A dor da ingratidão é medida pela intensidade que você ama quem a praticou. A ingratidão é uma doença da alma e só existem dois tipos de tratamento para a cura: um é muito amor, o outro muita dor.

Se ressente com filhos ingratos? Confira 5 orientações para restaurar seu relacionamento com eles!

  1. 1 – Converse sobre suas expectativas. ...
  2. 2 – Estude sobre as 5 linguagens do amor. ...
  3. 3 – Lidere pelo exemplo. ...
  4. 4 – Eduque a partir de reforço positivo. ...
  5. 5 – Investigue as barreiras entre você e seus filhos.