Quando se afastar da família?

Perguntado por: treal . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Quando o núcleo familiar é tóxico, afastar-se é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.

A melhor maneira de compreender melhor o ambiente ao seu redor e o que você pode fazer para se sentir melhor é pela psicoterapia, pois você vai conseguir trazer mais detalhes da sua história e dar um novo significado com ajuda profissional.

Corresponde a uma atitude adolescente, mas persiste em muitos adultos. O núcleo familiar não é como a pessoa deseja, e isso é motivo suficiente para negar o seu amor. É comum que esse ódio surja porque a pessoa sente que a família falhou de uma forma séria ou quando sofreu maus-tratos graves.

Segundo a psicóloga Beatriz Lima, “família tóxica ou disfuncional é aquela que frequentemente tem comportamentos não-saudáveis, como chacotas, mentiras, chantagens e manipulação, dando margem a sentimentos de angústia e sofrimento”.

Diversos estudos apontam que a ausência dos genitores pode afetar no desenvolvimento psicológico e cognitivo da criança e acarretar distúrbios em relação ao seu comportamento, e ambos possuem papeis importantes cooperando para o futuro dessa criança.

Essa ausência pode trazer alguns fatores piores para a criança, como desenvolvimento de problemas de saúde, incômodo com a presença dos pais, baixa autoestima, ansiedade, insegurança, diminuição no rendimento escolar, entre outros.

Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida. É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este.

Poucas vezes está contente com a sua companhia e tem uma atitude desagradável. Você sente que ela está competindo com você constantemente, tentando mostrar mais sucessos ou mais felicidade na vida dela. Tenta te manipular para que você se sinta mal com tudo o que você faz. Diz abertamente que não gosta de você

Uma crise familiar é um evento da vida, presente e passado, que ocasiona mudanças em a funcionalidade dos membros da família. O funcionamento saudável da família requer que estas crises sejam reconhecidas e validadas por ela mesma como problemas potenciais, a fim de poderem ser resolvidas favoravelmente.

Quais as características das pessoas tóxicas na família?

  1. Comentários cruéis e críticos. Ninguém conhece você mais do que a sua família. ...
  2. Tratamento de silêncio. Este é um sinal clássico de um relacionamento tóxico, não importa qual tipo. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Controle. ...
  5. Abuso verbal, físico ou emocional.

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP). No entanto, segundo a especialista, a pandemia agravou a situação.

Atualmente, apesar das pessoas constituírem uma família, elas vivem de uma maneira muito individualista. Muitas vezes, os indivíduos, mesmo vivendo na mesma casa, não conseguem se relacionar e interagir, por isto, vivem sozinhos embora dividam o mesmo espaço físico.

O que causa vazio emocional? De acordo com os profissionais, a sensação de vazio se trata da consequência da falta de contato com algo que proporciona prazer para a pessoa. Isso pode acontecer principalmente quando a pessoa leva uma vida indesejada em todos os campos, seja profissional ou sentimental, familiar, etc.

Pense no que dirá ao resto da família, quando alguém perguntar sobre sua decisão de afastar-se. Procure ser breve e contundente, sem abrir espaço para discussões. Você pode, por exemplo, dizer algo como: “Decidi que me afastar seria o melhor para mim, e até agora não me enganei.”.