Quando Saul perdeu o trono?

Perguntado por: snobrega . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado.

11 aArrependo-me de haver posto Saul como rei; porquanto deixou de seguir-me, e não executou as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.

Na sequência, Saul e os homens partem para a guerra. No campo de batalha, os inimigos lutam uns contra os outros. Então, os soldados israelitas que haviam fugido também se reúnem ao exército do rei. Assim, o Senhor livra Israel.

Davi substituiu Saul no comando do poder em Israel. Ele governou por volta de 1000 a 970 AC, como rei de todo Israel, conseguindo a consolidação da monarquia. No começo encontrou muitos obstáculos, principalmente por parte das tribos do norte, Israel.

Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado.

A transição para a monarquia, porém, não teria sido nada fácil. Diz o texto bíblico que Saul enfrentou em seu reinado (1049 a.C. – 1007 a.C.) 4 povos: amonitas, filisteus, edomitas e amalequitas. Em cada um desses conflitos, revelou-se um líder passional.

Samuel apresenta Saul como o escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. O profeta, então, explica ao povo e escreve em um livro, diante do Senhor, o direito do líder israelita.

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará.

Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém. Certo dia, ainda adolescente, ao levar provimentos para seus irmãos que estavam combatendo contra os filisteus, se deparou com o guerreiro Golias.

I Samuel 9–10—O Profeta Escolhe um Rei para Israel
Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio. (Ver I Samuel 10:24.)

O arrependimento é uma mudança de coração e mente que nos aproxima de Deus. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. Ele é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.

Saul viu que iria perder a batalha contra os filisteus. Em vez de morrer nas mãos dos filisteus, Saul pediu a seu escudeiro que lhe tirasse a vida, mas o escudeiro não quis fazê-lo. Então, Saul lançou-se sobre sua própria espada e tirou a própria vida.

Abner foi um israelita, filho de Ner, que serviu como chefe do exército de Saul. Abner pode ter sido primo ou tio de Saul, e tinha muita influência entre os hebreus, tanto que fez de Isbosete, filho de Saul, rei sobre Israel após a morte de Saul.

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino. Diz a Bíblia que “seu coração era cheio de sabedoria”.

1012 a.C., Ramah in Benjamin

13 E Joás dormiu com seus pais, e Jeroboão se assentou no seu trono; e Jeoás foi sepultado em Samaria, junto aos reis de Israel.

Saul: Significa “o implorado”, “o desejado”, “o solicitado”, “o conseguido por meio de orações”. Tem origem no nome hebraico Chaul, derivado do verbo cha'al, que quer dizer “pediu, solicitou, orou por”.

Davi foi um rei escolhido por Deus e não pelos homens, enquanto Saul foi pedido pelos homens, fora da prioridade de Deus. Davi era pastor de ovelhas e, mesmo para defender seu rebanho, colocava sua dependência no Senhor.