Quando São Paulo vai aderir ao SNE?

Perguntado por: opires . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A partir de hoje, 15 de março, o Detran São Paulo faz parte do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), tecnologia que permite o recebimento eletrônico de multas com desconto de até 40% no pagamento.

Para aderir ao SNE e ter o desconto, faça seu cadastro no Portal de Serviços da SENATRAN ou no aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito, escolhendo "Infrações". Saiba mais verificando o Tutorial Adesão ao SNE na CDT. Se não aparecer a opção de Adesão ao SNE na CDT, você pode já ter aderido anteriormente.

Por outro lado, 18 Detrans estão cadastrados no SNE: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Muitas vezes as pessoas nos procuram perguntando por que a multa não apareceu no site do Detran. O que muita gente não sabe é que o Detran só administra as multas que são emitidas e vinculadas a ele. Dessa forma, as multas que são emitidas por outros órgãos não aparecem no site do Detran.

Para ter acesso à redução do valor, os condutores deverão reconhecer a infração e abrir mão de defesa. Isso será permitido por meio da adesão do governo paulista ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), anunciada na última quarta-feira (15).

Verifique se os órgãos fiscalizadores de sua cidade e estado estão nesta lista no Departamento Nacional de Trânsito. Caso não estejam, você não poderá descontos pela via digital. É preciso que a notificação já tenha ocorrido por via eletrônica para ganhar o desconto. Portanto, instale o aplicativo o quanto antes.

Caso não concorde com a infração recebida, orientamos que entre com recurso junto ao órgão autuador, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os procedimentos para entrar com recurso constam da própria notificação de multa.

Como obter o desconto de até 40% na multa
Isso é possível por meio do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Entretanto, para obter o desconto integral, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar recurso.

Uma das grandes vantagens de aderir ao SNE é que o cidadão terá uma comunicação mais eficiente com os órgãos de trânsito. Afinal, as informações chegarão na palma da mão do motorista. Da mesma forma, os órgãos ligados ao SNE podem ter um diálogo mais direto e eficaz com as empresas e os cidadãos.

Como eu me cadastro no SNE? Para se cadastrar, o cidadão precisa baixar o aplicativo móvel do SNE disponível para Android e iOS nas lojas virtuais e preencher os seus dados. Para cidadãos habilitados, os campos a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha, número da CNH e o seu código de segurança.

Silveira diz que cobra R$ 20 para transferir cada ponto, que iria para um "laranja". Assim, se o "cliente" desejar retirar 24 pontos de sua habilitação, terá de pagar R$ 480. – Eu entrando aqui (no Tudo Fácil), em sete dias sai do sistema. Garanto 100% – disse o despachante.

O SNE é um meio de comunicação virtual, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito - SENATRAN, e permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito.

Motoristas que optarem por fazer adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) podem pagar multas de trânsito com 40% de desconto. A função agora está integrada ao app Carteira Digital, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Pelo portal de serviços da Senatran, após realizar o login, o usuário deverá localizar no canto esquerdo da página o bloco “Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)” e ali clicar em 'Minha Adesão ao SNE'. Depois disso, deverá preencher seus dados pessoais e clicar em 'Aderir'.

§ 1º Caso o infrator opte pelo sistema de notificação eletrônica, conforme regulamentação do Contran, e opte por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% (sessenta por cento) do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento ...