Quando são muitas as palavras O pecado está presente?

Perguntado por: acardoso6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.

Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.

Provérbios 10:19 NVT
Quem fala demais acaba pecando; quem é prudente fica de boca fechada.

Quanto mais as pessoas falam, mais ansiosas ficam em relação ao seu eu social, levando-as a falarem mais e, assim, sucessivamente. Nesse ponto, falar demais pode parecer um hábito incontrolável. Muitos de nós falamos muito de vez em quando, mas o hábito cria problemas porque se reforça e desencoraja a autoconsciência.

Dicas Para Lidar Com Pessoas Que Falam Demais

  1. 1 – Ouça o Que Ela Tem a Dizer. ...
  2. 2 – Responda de Maneira Breve e Objetiva. ...
  3. 3 – Interrompa-a de Forma Educada. ...
  4. 4 – Tenha Empatia e Trate-a Com Respeito. ...
  5. 5 – Fale a Verdade.

Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos” (Provérbios 10.20-21).

Os boatos arruínam amizades: “O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos” (Provérbios 16:28). Os boatos baseiam-se em rumores: “O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio” (Provérbios 11:13).

O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida (Jo 8,21-30)

20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.

Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua. As palavras dos bons são como a prata pura; as ideias dos maus não têm valor.

Provérbios 29:2 NVT
Quando os justos governam, o povo se alegra; quando os perversos estão no poder, o povo geme.

Provérbios 10:19 NBV-P
Quem fala demais acaba pecando; o sábio e ajuizado consegue controlar sua língua.

Cuidado com o falar excessivo: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente” (Pv 10.19). É necessário haver um controle de nossas palavras. A Bíblia diz que haverá tempo de falar e tempo de ficar calado (Ec 3.7).

Por não ter papas na língua, quem fala para além da conta corre o risco de “declarar coisas que não deveria e soltar trunfos sobre si mesmo”, diz Silvio Luzardo, especialista em oratória. “Quem é prolixo não tem a percepção de aceitar o outro como ele é.

Você deve conhecer pessoas que falam demais, ou, até mesmo, se viu em situações que acabou falando além do que deveria. Saiba que esse hábito possui várias explicações, inclusive ligadas a questões de personalidade, como carência, e, até mesmo, distúrbios mentais, como, por exemplo, mania e transtorno de ansiedade.

Existem basicamente 4 razões que explicam o comportamento verbal de pessoas que falam de mais: a cognição, a motivação, o ambiente e o corpo (cérebro).

Como significa "falar demais", esta expressão tem origem nas pessoas que têm por hábito falar demais. Estas pessoas, por possuírem essa característica, conseguem ver a falta de interesse no seu interlocutor, já que a capacidade de atenção de uma pessoa é limitada, principalmente quando a conversa não é interessante.

Ao escutar e passar a falar menos sobre sua opinião antes de ouvir tudo o que outras pessoas dizem a você, suas conclusões serão muito mais completas. Dessa maneira, você evita fazer deduções precipitadas e garante que compreenderá o assunto de maneira adequada.

Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.