Quando Samoieda entra no cio?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Geralmente, o cio canino acontece a cada 6 meses, mas pode demorar até 8 meses. A variação pode ser pela idade ou alimentação.

Pode acontecer de uma cadela ter um cio silencioso, ou seja, não apresenta nenhum motivo físico ou comportamental. Mas nesse período é muito comum o, Pode passar a chorar mais, pedir mais carinho e ficar mais agitada.

A idade em que a cachorra “menstrua” pela primeira vez varia muito e pode depender da sua raça e genética. Geralmente as cachorras têm o seu primeiro cio entre 7 e 10 meses de idade, mas em algumas raças (principalmente de porte grande), isso pode acontecer quando a cadela está com mais de um ano.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!

Assim como o primeiro cio não tem data certa para acontecer, a frequência do ciclo é diferente para cada pet. De acordo com o Dr. Rafael, “normalmente, o cio se repete a cada 6 ou 12 meses”.

Primeiro cio de cachorro – Ela fica mais carente e chorona
No entanto, nesse período de cio, você vai reparar que a cadelinha vai ficar mais chorona e mais carente. Isto é, ela vai ficar choramingando pelos cantos e também vai ficar mais sensível nas interações.

A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro. Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro. Para identificar o momento correto, fique de olho nas mudanças em relação à etapa anterior.

Para evitar ou anular o estro (cio) de cadelas: 1 comprimido para cada 10 Kg de peso corpóreo/dia por 8 dias. Os comprimidos devem ser administrados assim que se apresentarem as características do cio. As manifestações do cio desaparecem entre 2 a 3 dias após o início da medicação.

As onças atraem os machos, a depender da idade dos filhotes, e simulam um cio para gerar um vínculo afetivo com o companheiro, com a intenção de proteger a prole. Para os guias da região, esse comportamento passou a ser chamado de 'falso cio'.

Em algumas cachorras – especialmente as de mais idade – pode ocorrer o que é chamado de “cio seco” ou “cio silencioso”, onde o animal não apresenta nenhum dos sintomas típicos do período, dificultando bastante a identificação do período fértil ou mesmo do cio em si, sendo somente possível identificar o cio por meio de ...

A melhor fase reprodutiva está entre 2 e 5 anos de vida, após este período não é recomendado a sua procriação. Algumas fêmeas não sangram, o que é chamado de “cio seco” ou “cio silencioso”.

Se for possível, coloque-a para dentro de casa, num local seguro e aconchegante. Passada primeira semana, o sangramento deve cessar e ela pode permitir a aproximação de machos, para cruzar. Nesse momento, o tutor da cadela deve saber da sua responsabilidade.

dez dias

As fêmeas passam pelo primeiro cio assim que atingem a maturidade sexual e, assim, desenvolvem a capacidade para se reproduzir. Normalmente, isso ocorre aos seis meses de vida, aproximadamente. E, geralmente, a cadela sangra no cio de cinco a dez dias.

As cadelas castradas não devem entrar no cio, portanto, elas não menstruam. O cio na realidade são os dias em que a cadela entra no seu ciclo sexual de reprodução.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Além dos sintomas já mencionados, como inchaço das mamas e vulvas, além do sangramento, o comportamento da fêmea no cio também pode mudar. Por exemplo, ela pode estar mais carente e chamando mais atenção do que o normal. Também é comum que os machos do mundo canino se aproximem muito mais da sua cadela neste período.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

Colocar a cadela para cruzar no primeiro cio não traz nenhum benefício, pelo contrário. No mundo natural, cadelas tão logo atingem a maturidade sexual, já estão, na sequência, sendo mães.